ANO ELEITORAL

Tempo de leitura: 2 minutos

008

Cuidados com Pequenas e Médias em ano eleitoral

Ser proprietário de um negócio modesto, mas ainda assim desenvolvido e lucrativo é sempre um desafio. E em épocas de eleições, sejam municipais, estaduais ou nacionais, é preciso redobrar os cuidados em alguns aspectos, especialmente devido as mudanças econômicas e sociais que o país passa e que refletem diretamente no mundo empresarial. Confira como evitar erros típicos deste período e garantir progresso e segurança para seu empreendimento.

Realize seu trabalho de olho no quadro eleitoral

A melhor maneira de gerir pequenas e médias empresas no período eleitoral é analisando os possíveis rumos políticos que serão tomados. Cada partido tem propostas próprias tanto para a economia quanto para o segundo setor em geral. Procure controlar suas ações financeiras e realizar somente investimentos estritamente necessários neste período. Mantenha o ritmo de sua produção de bens e serviços normal, mas priorize o trabalho que já está garantido e calcule uma margem de segurança para evitar o perigo de ter prejuízos e acumular dívidas.

Outra medida interessante que pode ser tomada é não efetuar ações de maior impacto, como demissão e contratação de funcionários e a concretização de acordos de negócios maiores. Estas práticas podem trazer consequências não tão boas para o seu empreendimento, visto que independentemente da vitória da situação ou da oposição, sempre haverão mudanças na economia, e em caso piores, recessões. Além disto, trabalhadores que são dispensados nesta época possuem acréscimo em seus direitos.

Conserve suas reservas econômicas com níveis satisfatórios

Além do capital de giro, procure dispor de um fundo guardado. Assim, caso seja preciso arcar com gastos e investimentos súbitos, ou fazer manobras econômicas não planejadas, seu negócio estará apto a não sofrer com as consequências. Algumas empresas pequenas e médias patrocinam em maior ou menor escala campanhas eleitorais, mas esta estratégia pode ser perigosa para o seu progresso em médio e longo prazo.

O melhor a ser feito nestas épocas é investir no alto nível de seu trabalho e buscar excelência entre os seus clientes. Para isto, priorize a qualidade e não a quantidade. Se for preciso, abra mão de certas demandas, pois nesta época é comum que o serviço diminua, e é preferível dar conta daquilo que lhe for pedido para fidelizar cada vez mais fregueses e garantir seu espaço no mercado de trabalho.

Saiba da importância de seu empreendimento

Lembre-se que as pequenas e médias empresas tem um papel significativo na economia do país. Desde que suas ações empresariais sejam feitas com responsabilidade e cautela, evitando alguns descuidos recorrentes, não haverão grandes preocupações. Continue trabalhando e produzindo, sempre atento as mudanças governamentais e não se esqueça da reserva de seus lucros, garantindo assim os bons resultados de seu empreendimento.

ateja

Deixe seu comentário: