Check-list

Tempo de leitura: 3 minutos

check-listMuitas pessoas quando estão estudando para uma prova, pegam uma folha de papel e nesta folha anotam os assuntos mais importantes, seriam como que “tópicos” para depois ela verificar e adiantar os estudos. Não chega a ser um resumo, é bem mais breve, mas muito eficaz. Nas empresas e em muitos empreendimentos isto também acontece, é o conhecido Check-list, ou seja “a checagem das tarefas”.

A Check-list se trata de uma ou mais listas que possuem uma série de itens a serem observados ou verificados posteriormente, podendo ser ainda uma lista de tarefas a serem cumpridas. Pode-se fazer ainda uma check-list de produtos a serem comprados, enfim, é uma forma prática e fácil de relacionar algo importante. Pode ser uma check-list de algo já feito que foi conferido ou uma check-list de algo que deverá ser feito posteriormente.

Todas as empresas que contam com a prática da check-list colhem bons frutos, mas qualquer pessoa pode implantar este método no seu dia a dia, com certeza ganhará tempo e terá maior organização. Imagine uma pessoa que viaja com certa frequência e toda vez precisa checar vários itens do carro, como os pneus, faróis, óleo, parte elétrica, bateria, etc. São tantos itens que ficará fácil esquecer um ou outro e no meio da viagem isto poderá lhe custar caro. Mas se a pessoa fizer uma check-list, ou seja, uma lista com todos os itens do veículo que ela deve verificar antes da viagem, então ela economiza tempo e viajará com a segurança de que não ficou nem um item sem ser verificado.

Uma check-list pode prevenir a pessoa ou a empresa de uma série de problemas, prejuízos e até um acidente! Hospitais que possuem check-list garantem maior segurança ao paciente. Empresas aéreas que fazem o check-list em suas aeronaves garantem segurança aos passageiros.-

Uma simples check-list é capaz de reduzir acidentes e óbitos em todos os setores da nossa sociedade, daí vemos a importância de adotar a em nossa vida, em nosso dia a dia.

Veja algumas das principais importâncias de uma check-list:

  • a eficiência é sem dúvida alguma, uma das grandes vantagens de se fazer uma check-list, você ganha tempo na tarefa e conta com maior segurança;
  • a segurança é outra grande vantagem, por isto as empresas e também as pessoas no seu dia a dia não devem abrir mão da check-list;
  • outro ponto a favor da check-list é o Foco, pois a pessoa vai exatamente nos itens que devem ser averiguados, não fica perdendo tempo com outras coisas e pode até acabar deixando de verificar o que realmente precisa, a check-list ajuda você a se manter focado na tarefa;
  • e tem ainda a questão do Tempo, da Exatidão, pois sabemos que as empresas hoje lutam contra o tempo e nada melhor para ganhar tempo do que ter uma check-list em mãos!

Hoje, com tanta tecnologia à nossa disposição, é muito comum encontrarmos pessoas que deixaram de vez este costume de fazer uma check-list, o que é lamentável!

No seu dia a dia, em suas tarefas, faça um teste, utilize uma check-list tanto para as obrigações mais simples como também para aquelas mais complexas, você verá como será mais prático, rápido e seguro para você cumprir com suas obrigações.

Um Grande Abraço!

ateja

Deixe seu comentário: