Como Estabelecer, Divulgar e Controlar Uma Meta

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma Meta

 “Somente Existe Vento Favorável Para Quem Sabe Aonde Ir”.

A grande maioria das empresas não atingem seus resultados porque não sabem Estabelecer, Divulgar e Controlar suas Metas.

Durante todos esses anos criando e estudando as empresas, podemos afirmar que 99% das Metas NÃO SÃO Alcançadas.

Parece que Virou Moda Estabelecer Meta porque todo mundo estabelece, mas saiba que uma Meta Mal Estabelecida Pode Ser “Um Tiro no Pé”.

Pode ainda desmotivar e gerar ansiedade nos colaboradores, virar motivo de chacota e se ainda tiver atrelada a prêmios, pode ser considerada uma forma que o empreendedor usou para não pagar a remuneração por desempenho

Não bastasse isso tudo, ainda existem Metas Completamente Opostas dentro da empresa, enquanto uma meta aponta para a África outra meta aponta para a América do Norte, um Desalinhamento Completo.

Metas Opostas

Uma Meta

O Grande Problema ocasionado por tudo isso é a Perda de Lucratividade, Problemas no Caixa da empresa, Desalinhamento dos Funcionários, Queda na Receita, Custos Altos enfim, todos os tipos de problemas de quem não sabe para onde ir.

Sabe qual a Causa de Tudo Isso?

Primeiro Ponto é que as pessoas não sabem como é a Estrutura de uma Meta.

Uma Meta sempre tem 3 Componentes:


Um Objetivo   –   Um Valor   –   Um Prazo

 O Objetivo pode ser Aumentar o Lucro, Um Valor pode ser de 5% para 10% e Um Prazo pode ser em Até Seis Meses.

Um Outro Ponto é que as pessoas “Chutam” a Meta.

Elas não utilizam os dados históricos, não fazem leitura do cenário, não fazem comparações com outras empresas, simplesmente chutam a meta que querem, sem fazer nenhum tipo de análise mais detalhada.

Uma Meta precisa ser Desafiadora, para desafiar as pessoas, mas ao mesmo tempo precisa ser Factível para não virar motivo de chacota.

Uma Outra Causa de metas mal estabelecidas, é que os gestores não envolvem os colaboradores na sua elaboração.

Um ponto para uma meta nascer com possibilidade de ser batida é que os colaboradores sintam-se dono dela e nada melhor que eles participarem da sua elaboração.

A solução para tudo isso é a seguinte…

Primeiro tenha em mente que a meta precisa dos 3 Elementos:

Objetivo + Valor + Prazo

Depois você precisa estudar os dados históricos da meta, analisar o contexto e entender todo o resultado passado já tendo uma clareza maior do que você quer para o futuro.

Em Seguida precisa envolver os colaboradores, com uma meta já pré estabelecida, e discutir com eles pedindo sugestões, opiniões e tudo mais que possa contribuir para o resultado.

Por Fim, ao estabelecer a meta, faça uma reunião divulgando para todos e estruture um plano de ação para alcança-la.

Faça reuniões periódicas que podem ser diárias, semanais ou mensais para Controlar o Resultado da Meta e Corrigir Possíveis Desvios durante a jornada de busca de melhores resultados.

Não Esqueça de Envolver Todos Que Contribuem Com a Meta.

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