COMPORTAMENTO

Tempo de leitura: 2 minutos

comportamento

Por que as Pessoas Agem como Agem?

Às vezes pensamos: 
“Por que ele é tão mandão e demandante?”
“Por que tão falastrão e empolgado?”
“Como ela consegue ser tão calma?”

Pessoas de outro planeta

Comportamento: Não poucas vezes em nossas vidas deparamos com estas e outras questões que fazemos sobre as pessoas a nossa volta. Seja um amigo de anos, um parente ou até mesmo um estranho ou conhecido, às vezes simplesmente nos parece que entre nós realmente habitam pessoas de outro planeta.

O sucesso de cada um

Tendo isto em vista, Allyn Cutts(1 CUTTS. Getting Everything You Can Out of Behaviors;. Cutts Group Inc.: 2002, p.4.), afirma que estamos inclinados a preferir e nos aproximar de pessoas com estilos parecidos com os nossos, isto nos é natural e confortável. Entretanto, este nem sempre será o caso e a convivência com pessoas diferentes é inevitável. Nestes momentos, é preciso saber adaptar-se de maneira a conviver respeitosamente e harmoniosamente com as diferenças. O sucesso de cada um, afinal, é sempre atravessado, em maior ou menos grau, pelas pessoas a sua volta. Diariamente, precisamos nos comunicar com clientes internos e externos, com nossos companheiros, filhos, amigos e colegas.

Habilidade para relacionar-se com os outros

Segundo um estudo conjunto realizado pelo Instituto de Pesquisa da Universidade de Stanford, Universidade de Harvard e Fundação Carnegie, 15% das razões pelas quais se conquista, se mantém e se consegue uma promoção em um emprego estão ligados à capacidade e conhecimento técnicos. Os 85 restantes, no entanto, estão ligados à habilidade para relacionar-se com os outros, além de com o grau de conhecimento sobre o comportamento humano que a pessoa possui. É muito mais fácil adquirir conhecimento técnico do que habilidades com pessoas.

comportamentoOlhando para dentro

Para melhorar as relações conosco mesmos e com o mundo, o primeiro passo é nos conhecermos e nos aceitarmos. Não basta voltar os olhos apenas aos outros, é fundamental olhar para dentro.

Forças e Fraquezas

Todos nós possuímos forças, todos nós possuímos fraquezas e algo a desenvolver. Dependendo da intensidade, situação e maneira como fazemos alguma coisa, uma característica nos ajuda ou atrapalha.

Capacidade de eficazmente interagir

O segredo que aqui se revela, apesar de bastante simples, é vital. Nosso sucesso vai muito além de nossas competências técnicas: ele depende de nosso conhecimento a nosso respeito e a respeito daqueles com quem interagimos. Em grande escala, é nossa capacidade de eficazmente interagir com chefes, colegas, clientes e subordinados que nos poderá garantir um maior nível de felicidade, menor nível de stress e melhores resultados.

Eudes Bueno – 2014 – SLAC – Sociedade Latino Americana de Coach 

ateja

anúncio-post-eliminar-hábitos

Deixe seu comentário: