É Preciso Fazer Avaliação de Desempenho

Tempo de leitura: 3 minutos

aAvaliação de Desempenho

Um Colaborador com Alta Performance vale por dois colaboradores medianos e às vezes até mais!

O excesso de erros, altos gastos, baixa lucratividade, reclamações de clientes, necessidade do empreendedor de ser centralizador e a baixa perspectiva de um crescimento acima da média são Alguns dos Problemas quando você tem Colaboradores Abaixo da Média.

Uma das causas de não ter colaboradores acima da média é a Falta de um Bom Sistema de Avaliação de Desempenho.

A avaliação de desempenho é uma Ferramenta da Gestão de Pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de colaboradores.

É um processo de identificação, Diagnóstico e Análise do Comportamento de um colaborador durante certo intervalo de tempo, analisando sua Postura Profissional, seu Conhecimento Técnico, sua Relação com os Colegas de Trabalho etc.

Essa ferramenta possibilita, além de Diagnóstico e Análise do Comportamento de cada colaborador, fornecer subsídios para direcionar o Desenvolvimento da Equipe e de melhorar o seu desempenho substancialmente.

Este Método tem por objetivo analisar as melhores práticas dos colaboradores, proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de suas funções dentro da empresa.

Além disso, é uma importante Ferramenta de Auxílio à Administração de Recursos Humanos da empresa, alimentando-a com informações que auxiliam a Tomada de Decisão sobre práticas de bonificação, aumento de salários, demissões, necessidades de treinamento etc.

As Etapas de Uma Avaliação de Desempenho

avaliação-de-desempenho-eal-2

Ela pode ser dividida assim por exemplo:

  • O Acompanhamento diário do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, com permanente feedback instantâneo; 
  • A Identificação e solução imediata de problemas que surgem no dia a dia, procurando manter continuamente um Alto Padrão de Motivação e de Obtenção de Resultados; 
  • Entrevistas formais periódicas de Avaliação de Desempenho, em que avaliador e avaliado analisam os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas orientações, compromissos recíprocos e ações corretivas, se for o caso.


A FERRAMENTA D.I.S.CAvaliação de Desempenho

Neste processo, o empreendedor precisa avaliar as fraquezas e limitações dos colaboradores, buscando identificar pontos de melhoria, necessidade de treinamento ou até mesmo remanejamento do indivíduo para outras funções em que poderia render melhor.

A Método DISC é uma dos mais utilizados na Gestão de Pessoas e nos Processos de Coaching.

Buscando sempre Equilibrar as Metas Estabelecidas pela empresa com o Comportamento de Seus Colaboradores, a fim de manter o sistema funcionando em harmonia, atingindo sempre os objetivos traçados.

Existem outros métodos para se avaliar o desempenho de um colaborador dentro de uma empresa.

Alguns exemplos:

  • Auto Avaliação; 
  • Avaliação por Resultados; 
  • Avaliação 360 graus; 
  • Avaliação de Competências;

A Avaliação de Desempenho pode ser feita a qualquer momento e sempre que o empreendedor achar necessário.

O ideal é que seja realizada uma avaliação mensal para melhor análise da evolução coletiva da empresa e de seus colaboradores.

Se você tiver alguma dúvida sobre o que foi falado aqui você pode deixar o seu comentário aqui embaixo que iremos responder o mais rapidamente possível.

Se você gostou deste assunto Compartilhe com seus amigos e se você não gostou deixe também as suas observações, pois elas serão muito úteis.

Conte Sempre Conosco!

Um Grande Abraço

despedida_para_conteudo_artigos_blog-2

 

 

 

 

Você curtiu o artigo: É Preciso Fazer Avaliação de Desempenho?

Deixe seu comentário: