Fluxo de Caixa: Erro Mortal! Fique Ligado, Bem Ligado!

Tempo de leitura: 3 minutos

Fluxo de Caixa

A importância do Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa é um dos itens mais importantes no controle de uma empresa e por incrível que pareça, muitos empreendedores não sabem sequer, do que se trata isto!

Toda empresa deve ter um rigoroso controle e não importa o tamanho da empresa. Pode ser até um pequeno negócio, se não tiver controle da área financeira, a empresa terá grandes chances de vir a falir!

O Fluxo de Caixa é um controle de toda a movimentação financeira da empresa, ou seja, saber exatamente tudo o que entra e sai, do caixa da empresa. Este controle precisa ser muito bem feito para que os relatórios tragam dados reais, de forma que poderão ser tomadas decisões em cima destes resultados apresentados pelo Fluxo de Caixa.

É através do Fluxo de Caixa que o dono da empresa poderá saber exatamente quanto irá gastar nos próximos dias ou até nos próximos meses, sabendo assim, como está a “saúde financeira da empresa”.

O Fluxo de Caixa também proporciona um controle de tudo que tem para receber, aliando estes dois lados, o que irá entrar e o que irá sair, é possível fazer uma previsão de como a empresa estará no futuro e se for preciso, tomar uma providência com antecedência.

O resultado destes dois relatórios é o “Saldo”, ou seja, a soma de todos os valores que irão entrar menos os valores que serão gastos com o compromisso da empresa.

Se você tiver um Fluxo de Caixa bem feito você terá então o saldo de sua empresa e isto é muito importante, aliás, é primordial para a sobrevivência de qualquer empresa no mercado.

Se o Fluxo de Caixa lhe mostra um resultado negativo, imediatamente deverão ser tomadas providências para que a situação seja revertida, será preciso cortar gastos e garantir maior entrada no Fluxo de Caixa.

Mas se o resultado do Fluxo de Caixa for positivo, ótimo! Sinal que a empresa tem conseguido atingir seu objetivo que é dar lucro, porém, o saldo positivo nem sempre é motivo para comemorar.

É preciso analisar o valor do montante, quanto tem de saldo e quais são as metas da empresa, os investimentos previstos, se a empresa pretende ampliar seus negócios, tudo isto deve ser analisado com o resultado proporcionado pelo Fluxo de Caixa.

O Fluxo de Caixa é de suma importância para que a empresa tenha a real visão de sua atual saúde financeira. Graças ao Fluxo de Caixa é que muitas empresa conseguem impedir o pior, ao verem que o saldo está negativo e que precisam tomar providências.

O Fluxo de Caixa é capaz de mostrar inclusive a solução para o problema, uma vez que se analisam quais são os gastos da empresa e por aí poderá se descobrir onde é que devem ser reduzidos os gastos.

Outra forma de reverter a situação do saldo negativo é analisando a entrada de dinheiro no Fluxo de Caixa e com isto analisar qual o setor ou serviço não está tendo um bom resultado e com isto traçar novas metas.

Com o Fluxo de Caixa o administrador da empresa poderá ter um mapa onde os custos fixos e variáveis estarão em evidência e com isto fica muito mais fácil administrar um negócio. E lembrando que para qualquer dúvida nós estamos a disposição.

Fique Ligado, Bem Ligado!

Um Grande Abraço!

ateja

Deixe seu comentário: