Fluxo de Caixa

Tempo de leitura: 3 minutos

fluxo de caixaSer Organizado e Colocar Tudo na Ponta do Lápis são atributos essenciais a qualquer empreendedor.

Se perder no meio de tantos números é muito fácil, pois há pagamentos a serem cumpridos, controle de estoque, rentabilizar os lucros entre outras coisas.

E para que isso não aconteça, toda empresa deve ter, obrigatoriamente, um fluxo de caixa.

É nele que você vai anotar todos os dias, a cada minuto, todo o dinheiro que sai e o que entra. Assim, vai ser difícil se perder e ficar sem dinheiro para pagar as contas no final do mês.

Fluxo de Dinheiro

O fluxo de caixa é o fluxo de dinheiro que a sua empresa tem, é tudo o que é recebido e gasto por ela e tem um prazo definido, que normalmente é de um mês, mas pode ser feito por semana e até mesmo por dia.

Existem dois tipos de fluxo: o outflow, que representa a saída de dinheiro do caixa e o inflow, que se refere à entrada de dinheiro.

Ter em mente esses dois conceitos é muito importante para manter o bom funcionamento da empresa. Também é importante manter um fluxo de caixa para poder se programar para o futuro, afinal de contas é sempre bem vinda uma reserva para algum imprevisto.

Existem alguns passos básicos para se fazer um fluxo de caixa:

   •   Determinar um período de tempo;

   •   Agrupar todas as receitas (+) obtidas no período de tempo estabelecido;

   •   Agrupar todos os custos (-) da empresa no período de tempo determinado;

   •   Efetuar a soma das receitas e dos custos obtidos pela empresa;

O Resultado é Positivo ou Negativo?

Se a soma final ficar com um valor positivo, significa que o seu negócio está em superávit, ou seja, você ganhou mais do que gastou, mas se ao contrário, o valor resultante da soma das receitas (+) e dos custos (-) ficar negativo, significa que você gastou mais do que ganhou e o seu caixa está em déficit.

Para se ter lucros, é preciso que a sua empresa esteja sempre em superávit, o que é um pouco difícil para os novos empreendedores, pois eles precisam pagar os gastos do investimento.

Na Ponta do Lápis

A gestão financeira da empresa pode ser um pouco complicada se tudo não for colocado na ponta do lápis.

A visualização das entradas e saídas no livro caixa é importante para

saber por qual caminho a empresa está indo e identificar de imediato, qualquer problema que pode se tornar uma pedra no sapato no futuro e pode levar a empresa à falência.

Avaliar o fluxo de caixa diariamente é a maneira mais eficiente de acompanhar de perto como a empresa vai indo e sanar as dificuldades assim que elas apareçam.

Os lucros serão suficientes?

As vantagens de se ter um fluxo de caixa são inúmeras: analisar se os lucros serão suficientes para cobrir os pagamentos futuros, permite decisões antecipadas, permite saber se é necessário realizar promoções, aumentar ou reduzir o valor das mercadorias, mostrar se é possível assumir compromissos, como por exemplo, pedir um empréstimo, verificar se os recursos de que a empresa dispõe são suficientes para manter a empresa numa boa margem de lucro e assim por diante.

Fique Ligado, bem ligado!

Um Grande Abraço!

ateja

Deixe seu comentário: