Gerenciar ou Executar Rotinas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Executar Rotinas

Existe um Padrão nas Atitudes dos Empreendedores que conseguem Lucros Extraordinários e 100% deles começaram seu negócio porque identificaram uma oportunidade, seguiram a Sua Intuição e Agiram com Coragem.

Gerenciar ou Executar a Rotina?

 Eis a questão!

Todo empreendedor precisa se preparar para enfrentar os vários problemas pelos quais as empresas passam durante o seu Ciclo de Crescimento.

É o que chamamos de As Dores do Crescimento.

  • O tempo do empreendedor fica cada vez mais escasso e ele vai ficando escravo do trabalho; 
  • Várias rotinas e projetos começam a não ser feitos no tempo programado porque falta “braço” para executá-las; 
  • Começa a ter uma centralização excessiva do empreendedor e ele não pode se dar ao luxo de tirar férias tranquilamente; 
  • Ele tem medo de delegar e receio que as tarefas não sejam executadas com a mesma qualidade que ele executa; 
  • O negócio não consegue crescer na velocidade que o empreendedor quer e com os resultados que ele precisa e deseja. 

Tudo isso acontece porque no início do negócio ou quando a empresa ainda é pequena, o empreendedor está acostumado a executar praticamente tudo, sabe exatamente o que precisa ser feito e onde quer que sua empresa chegue.

Na medida em que a empresa cresce o empreendedor, que está acostumado a executar tudo precisa contratar mais pessoas para a sua empresa.


A GRANDE DÚVIDA!

Executar Rotinas

Naturalmente surge a necessidade de gerenciar essas pessoas, mas também a Grande Dúvida:

Vou lá e Executo, ou simplesmente falo o que tem que fazer e Não Confiro, ou Tenho é que Gerenciar?

Com essas dúvidas, o empreendedor não sabe se Gerencia ou Executa e muitas vezes Executa o que Deveria Ser Delegado e deixa de Gerenciar aquilo que ele Precisaria Gerenciar.

Este é o Grande Dilema do Empreendedor:

Eu Executo ou Eu Gerencio?

Antes de responder essa questão, precisamos entender O Que é Gerenciar.

Gerenciar é Saber:

  • Delegar as Tarefas e Ações aos Colaboradores; 
  • Conferir os Resultados; 
  • Fazer os Alinhamentos; 
  • Garantir o Alcance das Metas.

Isso é Gerenciar!

Resumindo:

Gerenciar é Atingir Metas e Ponto Final.

Agora é necessário saber o que o Empreendedor deve Gerenciar e o que ele deve Executar.

Para isso, primeiramente o empreendedor deve Fazer Uma Análise de Todos os Processos e Rotinas que devem ser executadas no seu negócio.

  • Produzir; 
  • Controlar o Financeiro; 
  • Comprar etc.

A partir do entendimento de todos os Processos e Rotinas que devem ser executadas, conforme mostramos em Outros Artigos, o empreendedor deve analisar quais as atividades que ele mesmo vai Executar e quais ele deve Gerenciar.

MAIS ou MENOS?

mais-ou-menos-eal-2

O Critério Inicial é o seguinte:

Quanto Mais Operacional e Menos Estratégico for a Atividade, maior a necessidade de Delegação e o início do gerenciamento.

Quanto Mais Estratégico e Complexa for a Execução, aí então, o próprio Empreendedor Deve Executar.

Na medida em que o negócio vai crescendo e tendo pessoas mais capacitadas, o empreendedor deve Aumentar a Delegação, Começar a Gerenciar Mais e Executar Cada Vez Menos Rotinas.

Isso vai ser um Fator Crítico para o Crescimento Sustentável da Sua Empresa para que ele se torne cada vez Mais Lucrativa.

Se você tiver alguma dúvida sobre o que foi falado aqui você pode deixar o seu comentário aqui embaixo que iremos responder o mais rapidamente possível.

Se você gostou deste assunto Compartilhe com seus amigos e se você não gostou deixe também as suas observações, pois elas serão muito úteis.

Conte Sempre Conosco!

despedida_para_conteudo_artigos_blog-2

 

 

 

 

Você curtiu o artigo: Gerenciar ou Executar Rotinas?

Deixe seu comentário: