Invista nos Colaboradores

Tempo de leitura: 3 minutos

colaboradoresSabe aquela história de que não importa o quanto você investe nos colaboradores, inevitavelmente eles irão te abandonar algum dia?

Isso é um mito.

Colaboradores são todas as pessoas que estão com você na empresa trabalhando e fazendo a sua ideia crescer.

Eles podem ser os próprios sócios ou até mesmo os funcionários. Estes, são os que mais precisam de investimento e motivação, pois são o primeiro contato entre o cliente a empresa.

E como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica.

Porque um funcionário abandonaria uma empresa que lhe ajuda a crescer na vida?

Existem empresas que pagam cursos de graduação e especialização para os seus colaboradores ou reduzem a carga horária daqueles que já estão estudando sem descontar nada do seu salário. Mesmo que ele encontre outra empresa que faça isso por ele, porque trocaria o certo pelo duvidoso?

Você pode até pensar: eu já pago muito bem ao meu funcionário, o dobro da média que outras empresas costumam oferecer, assim, não preciso me preocupar, ele nunca vai deixar este trabalho.

E como num passe de mágica o seu “fiel” funcionário encontra uma outra empresa que acredita no seu potencial e quer investir na carreira dele mesmo que pague menos do que ele está habituado.

O que você acha que o funcionário fará? Ele não vai pensar duas vezes e vai correndo para uma empresa na qual ele pode crescer profissionalmente.

treinamento

O Alvo Principal de Qualquer Negócio

E agora vamos pensar no cliente, o alvo principal de qualquer negócio. Quando você entra numa loja querendo comprar um determinado produto, mas ainda não tem certeza se realmente precisa daquilo, o atendente precisa lhe convencer de que o produto é realmente bom.

Então você começa a perguntar várias coisas sobre a mercadoria e o funcionário mal sabe do que você está falando.

Vamos tomar como exemplo um computador: existem várias características significativas que devem ser vistas antes de tomar a decisão final.

Você quer saber sobre o processador, então o atendente fala sobre os processadores que há em cada computador da loja, mas isso ele já tem decorado de cabeça de tanto repetir e então ele fica mudo, esperando que o cliente faça uma próxima pergunta e nisso, o empresário já perdeu um cliente que poderia se tornar fiel a empresa caso fosse bem atendido e ele corre para a concorrência.

colaboradoresColaboradores: O “Milagre da Multiplicação”

Investir nos colaboradores se tornou uma estratégia de marketing. Com as indústrias fazendo produção em larga escala é fácil encontrar o mesmo produto em diversas lojas.

Conseguir vencer a concorrência apenas pela qualidade do produto já não é tão simples assim. Fora que, as lojas físicas têm que concorrer com as virtuais, que conseguem oferecer produtos com custos mais baixos.

Como driblar tudo isso? Uma das formas que as empresas encontraram de se destacar no mercado foi investimento no treinamento de seus funcionários.

Um atendente que sabe receber bem o cliente, que faz as perguntas certas no momento certo pode ganhá-lo para toda vida e esse mesmo cliente indicará a sua empresa a outras pessoas.

É uma bola de neve, uma coisa leva a outra. Reserve uma parte dos lucros todo mês para investir em seus colaboradores e veja o “milagre da multiplicação” acontecer.

Um Grande Abraço

ateja

Deixe seu comentário: