Marketing de Guerrilha mais Conteúdo

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Associação ON-OFFAssociação ON-OFF Que Vem Trazendo Mais  Resultados Para Pequenos Negócios

No balanço de pequenos negócios ou negócios jovens nem sempre sobra muito espaço para a publicidade, sendo isso muitas vezes um empecilho para o crescimento do negócio, pois como já escrevemos em artigos passados, a publicidade muitas vezes se torna um fator alavancador para a obtenção de novos clientes e muitas vezes parceiros.

História Verídica

Vou contar aqui uma história verídica, porém com nomes fictícios: Renato é um representante de uma jovem marca de cosméticos para cabeleireiros e durante uma visita, enquanto esperava ser atendido, viu entrar um representante de outra marca que havia sido contatado pelo cabeleireiro que tinha interesse de fazer uma grande compra dessa marca, pois muitos clientes estavam solicitando esse produto que estava sendo anunciado fortemente na cidade.

Sendo assim, como se destacar em um cenário em que grandes empresas concorrentes possuem capital para comprar grandes mídias de massa e atrair todos os holofotes para si?

A resposta é simples, esqueça isso! Deixe um pouco de lado aquele planejamento de comprar um anúncio no outdoor da sua cidade por um tempo. Isso sem dúvidas pode trazer muitos frutos para você, porém para todo e qualquer pequeno negócio existem saídas alternativas que permitem bons resultados com investimentos menores.

O exposto aqui para vocês é a estratégia que consiste na associação de 2 outras estratégias: Marketing de conteúdo e marketing de guerrilha. Veja como funciona.

Associação ON-OFF

Associação ON-OFFHoje com a popularização da banda larga e a expansão do acesso à web por todas as classes sociais e faixas etárias, a internet se tornou um ponto de encontro por grande parcela da população, e isso foi identificado por empresários e publicitários como uma grande oportunidade para anúncios, relacionamento com o consumidor e aumento de vendas.

Isso é muito evidente quando nos damos conta do quanto o comércio eletrônico aumentou em quantidade de lojas online, faturamento, e confiança do consumidor.

Também podemos perceber o tamanho da abrangência da internet quando entramos no Facebook e temos um comentário dos nossos pais ou até mesmo avós em nossos posts. Pessoas que muitas vezes podem ter nascido até antes mesmo do desenvolvimento de computadores domésticos e hoje estão inclusos digitalmente fazendo compras e interagindo online.

Veja assim como a internet tem grande potencial para seu negócio, pois muito dificilmente seu cliente não estará online, ao menos no Facebook ou fazendo uma pesquisa Google.

Mas só isso não é suficiente, pois devemos lembrar que por mais que existam muitos potenciais clientes online, ainda existem muitos outros off-line vivendo suas vidas no mundo real, andando na rua, esperando o ônibus e parados no farol. Esses também devem ser alcançados para uma campanha de sucesso.

Por conta disso dizemos que é necessário realizar ações publicitárias Online e Offline. Assim conseguiremos atingir uma maior parcela de público e obter melhores resultados.

ON – Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo, grosso modo, consiste na produção de um conteúdo digital extremamente segmentado para seu público, afim de chamar a atenção dele para você introduzindo, aos poucos, sua marca de em sua memória e vida. É provavelmente uma das alternativas mais em conta entre as vastas opções e oportunidades do marketing digital, muita vezes com a possibilidade de ser até gratuita.

Existem diversas mídias e plataformas online que são essenciais para a execução de qualquer campanha que contenha em sua estrutura essa estratégia. Exemplo delas são as mídias sociais, que englobam blogs, e as redes sociais como Facebook, twitter, pinterest etc….

Um exemplo:

Um blog corporativo de sua empresa que contenha além de páginas institucionais como “Quem somos” e “Contato”, uma página que permita a postagem de um conteúdo periódico de interesse do público, chamando a atenção desse público para seu site ou blog, e consequentemente para sua empresa.

Também é muito comum empresa mesclarem essa plataforma com redes sociais e e-mail marketing, porém esse é um assunto muito extenso que deixaremos para outro post.

OFF – Marketing de Guerrilha

Marketing de guerrilha consiste na produção maciça de mídias de baixo custo e que possibilitam ampla distribuição e exposição em vias de grande movimento e movimentação. Exemplos clássicos dessa estratégia é a produção de flyers, cartazes, banners, faixas, pinturas entre muitos outros.

Essas mídias tem grande potencial de visualização por muitas pessoas, porém para otimizar seus resultados procure contratar designers experientes para a criação da arte, pois a funcionalidade da mídia está diretamente ligada à capacidade de persuasão da mensagem.

Criando uma associação on-off

É importante lembrar na hora do planejamento de criar uma associação entre o mundo real e o virtual, permitindo dessa forma a intercambialidade de público entre eles.

Por exemplo: Ao criar um banner adicione o ID da página do Facebook da sua empresa ou de seu site, dessa forma as pessoas que viram seu anúncio offline podem achar mais informações sobre sua empresa online.

O inverso também é real, por exemplo: Uma promoção local em que você anunciou no Facebook segmentando apenas a sua cidade. Os clientes que curtissem seu post ganham um brinde ao visitar seu estabelecimento.

Esses são exemplos de associação ON-OFF. Comece a observar os muitos exemplos de ações como essas que acontecem no dia dia e isso lhe trará ideias de como aplicar isso na sua empresa.

Um Grande Abraço!

ateja

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