Marketing Digital é Útil ?

Tempo de leitura: 7 minutos

marketing digitalMarketing Digital é uma definição muito abrangente para diversas ações online

Muitas pessoas acabam por confundir o conceito com mídias digitais, marketing digital é uma atividade muito mais densa e profunda, sendo isso percebido quando partimos do principio que “marketing” nos remete a palavra “planejamento”.

É certo que toda e qualquer mídia para ser elaborada deve ser muito bem planejada, porém o marketing, como já foi citado em outros artigos do blog, é uma ferramenta de gestão estratégica para se alcançar os objetivos empresariais do negócio. Sendo assim o marketing digital não difere muito do marketing tradicional, sendo apenas os mesmos conceitos transferidos para as plataformas digitais.

As plataformas Digitais

E é ai que reside a diferença apontada por muitos que tiveram que se atualizar para ingressar nessa área: As plataformas digitais possuem dinâmica diferente do mundo real.

Nelas tudo corre mais rápido, tudo pode ser mensurável, o limite para criação e inovação está na capacidade de boas ideias e programação dos profissionais. Muitos podem dizer que isso dificultou muito o trabalho profissional, porém a quantidade de benefícios gerados por essas plataformas estão fora do horizonte.

Cada vez mais ações inovadoras são criadas, uma superando a outra em questão de visualização, atenção, funcionalidade. A quantidade de dados captados é cada vez maior, com uma capacidade de refinamento e automação de relatórios inimagináveis.

Marketing digital

Na era do marketing tradicional a única maneira de captar informações dos seus clientes era através de questionários presenciais. Agora, com o marketing digital existem ferramentas que possibilitam adquirir e cruzar essas informações a tempo real possibilitando um melhor traço do perfil de seus clientes.

Sendo assim, vamos aqui enumerar quais ações e mídias que podem corresponder a Marketing Digital

E-mail Marketing

marketing digitalConhecido como ancião do marketing digital. Ele utiliza o e-mail como mídia para o envio de e-mails com conteúdo empresarial para seus inscritos.

Por mais que ele possa ser antigo, ele ainda é um dos mais importantes, pois mesmo que ele não garanta que a pessoa irá abrir o e-mail, ele garante que esse e-mail chegou para o inscrito, e enquanto ele não remover sua inscrição do mailing da empresa, você estará lá realizando um ótimo reforço de marca.

Possui muitas características técnicas como na maioria das mídias online. Sendo assim necessita de profissionais muito bem especializados para a realização de uma campanha de sucesso.

Mídias Sociais:

Vovô na Internet – É o termo que mais está em moda hoje, visto que todos, desde a criança de 8 anos até o avo de 80 estão ingressando nessas plataformas sociais.

O termo também é bem abrangente: É toda e qualquer plataforma online que permita interação entre seus usuários.

Sendo assim, a primeira imagem que nos vem a mente é o Facebook, porém esse é apenas um tipo de mídia social, sendo considerado como uma rede social, pois tem como o intuito além do compartilhamento a pura interação entre os usuários.

Uma mídia social muito usada que nos últimos tempos teve um grande desenvolvimento foi o blog. Esse permite o compartilhamento de informações e opiniões que tem sido muito útil para toda a sociedade, pois aumentou o alcance da informação sobre diversos assuntos. Não é a toa que falam que tudo se encontra no Google.

Uma estratégia muito utilizada por empresas hoje é a criação de portais corporativos que permitam a fácil inserção de informações sobre a empresa e conteúdo relacionado nas páginas de seu site. Essa ação é realizada baseada na estratégia de marketing de conteúdo, tópico que já foi abordado no nosso blog. Acesse aqui

Redes Sociais:marketing digital

Rede Sociais Destaque – Como já foi dito acima, as redes sociais permitem uma interação muito maior entre os usuários. São plataformas muito completas que permitem o trafego de informações e arquivos entre os perfis, permitindo um alcance em massa dessa informação.

O Facebook é o mais famoso deles, porém existem milhares espalhados na net e de muita relevância empresarial.

Veja por exemplo o Pinterest, rede social que permite o compartilhamento de apenas fotos com uma breve descrição. Essa rede tem sido muito explorada por lojas virtuais, pois nela são postadas as fotos de produtos, muito bem produzidas para atrair os clientes, e os transferirem para o site em questão onde a compra é efetuada.

As possibilidades são imensas para quem tem interesse em criar alguma rede social de sua empresa. Porém segue aqui uma dica: Antes de criar qualquer rede social crie um Facebook, pois é a rede que vai possibilitar um maior alcance de público hoje.

Anúncios patrocinados:

Anuncio Alvo – Essa também é uma opção com ampla abrangência de atuação.

Existem hoje anúncios patrocinados em quase todas as plataformas online, e desde a algum tempo atrás, as redes sociais tem investido maciçamente em anúncios afim de aumentar seu faturamento e se sustentar no mercado.

Veja anúncios no Youtube, no Facebook, nos portais de notícias, nos blogs e em praticamente todo o universo online, assim como é colocado um anúncio em cada esquina da rua.

Os anúncios são muito importantes para a internet, pois eles geram renda para os sites que os exibem permitindo que ele continue existindo e produzindo cada vez mais conteúdo.

Para quem quer começar a investir em anúncios online, indicamos o Facebook Ads, que são os anúncios do Facebook, que possuem um ótimo custo benefício, e o Google AdWords, que são anúncios patrocinados pelo Google.

Apps e funcionalidades

Estamos na época em que a capacidade humana é expandida através da programação de apps e desenvolvimento de gadgets. Veja quantas funcionalidades do dia-a-dia conseguimos com um simples smartphone.

Essa característica é muito explorada pelas empresas, porém para pequenos negócios ela é complicada pois demanda muitos custos de desenvolvimento.

Vale a pena?

Quanto ao questionamento se marketing digital é útil para sua empresa, a resposta pode ser um pouco controversa: Pode ser, como não pode ser.

Para alguns negócios ele pode ser muito decisivo, para outros pode ser um gasto de energia e dinheiro, principalmente se um serviço de qualidade não for contratado. Marketing digital é um investimento, e investimentos devem sempre ser muito bem planejados. Leve em conta que você deverá contratar mão de obra especializada e além disso ferramentas de suporte para as atividades.

Por exemplo: Para ser um site no ar você vai precisar de um domínio, um servidor. Para Facebook você necessitará de ferramentas de monitoramento e análise, para blog você pode necessitar de redatores e para tudo isso você precisará de pessoas que planejem e executem isso com experiência para dar certo.

Dependendo do tamanho do seu negócio você pode ter todas ou apenas algumas das opções acima, isso vai depender muito da sua necessidade. Porém, é certo que quanto mais você tiver para investir, mais funcional será sua inserção online.

Quando fizer esse questionamento pense:

  • Meu público está online?
  • Em quais plataformas?
  • Como é a interação dele com o mundo virtual e com o meu ramo de atuação?
  • Qual é o valor que posso investir e quanto e o que espero receber disso?

Essas são perguntas que demandam tempo e reflexão.

Um Grande Abraço!

ateja

 

 

 

 

 

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