Marketing que é isto?

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MarketingMarketing: Modelo de Gestão

Marketing é o elo entre o mercado e sua empresa. É um modelo de gestão que fornece ferramentas e estratégias para sustentar melhores decisões sobre qual rumo seguir na sua empresa.

Porém antes de tudo, vale reforçar para o marketing a citação “modelo de gestão”, pois em muitos casos ele é confundido com outros modelos de trabalhos como publicidade e design gráfico.

Marketing: Ação Realizada

A própria palavra já diz para o que veio. Marketing deriva de “market”, que significa mercado em inglês, com o sufixo “ing”, que da o sentido de ação realizada.

Sendo assim, imagine uma máquina que coleta informações do mercado, processa internamente e confecciona soluções e indicativos de caminhos a seguir, tudo em tempo real e continuamente. Isso é marketing, utilizar o mercado a seu favor.

Dai surge um conceito muito antigo vindo das bases do surgimento do marketing: “Empresas produto-orientadas” e “empresas cliente-orientadas”.

João Tem Uma Padaria de 3 anos de Existência

Para entender isso vamos utilizar um exemplo que tem como base uma experiência que muitas empresas já passaram: João tem uma padaria de 3 anos de existência e quer implementar uma secção de bolos para aumentar seu faturamento no final do mês.

Para isso fez um consistente investimento em um curso especializado da área e dele retirou várias receitas interessantes que logo começou a produzir em sua padaria. Será que João dessa maneira irá conseguir implementar esse novo produto e reaver seu investimento?

Comentários “Negativos”

Vejamos, no primeiro mês de implementação, para a frustração de João, muitos produtos encalharam no estoque, estragaram e tiveram que ser jogados fora aumentando ainda mais o rombo financeiro do investimento realizado.

Porém, ao fazer o balanço do mês ele se lembrou do que muitos clientes comentaram quando os pães eram oferecidos.

Esses comentários “negativos” de clientes para alguns podem ser encarados como críticas, mas para João que é um empresário de sucesso ele filtrou o conteúdo dos comentários que lembrou, retirou o que era relevante e possível de ser realizado e entrou no mês seguinte com um novo modelo de fornada.

Pesquisa de Opinião dos Clientes

Dessa vez para a felicidade de João os bolos tiveram uma melhor aceitação, e motivado com isso, decidiu implementar uma pequena pesquisa de opinião dos clientes em sua padaria com apenas 3 perguntas pensadas, simples, funcionais e que poderiam extrair o máximo de informações possível.

E para ajudar na participação da pesquisa, ainda dava um pão doce para todos que participassem com sua simples opinião.

Dessa forma João conseguiu consolidar o novo produto.

De Uma Empresa “Produto-Orientada” para “Cliente-Orientada”

Vejam na história como João passou de uma empresa “produto-orientada” para “cliente-orientada”.

No começo os bolos produzidos eram aqueles que o proprietário achava relevante e não os clientes. A partir do momento que foi percebido que a opinião do cliente deveria ser levada em conta, ela procurou ser entendida para ser suprida.

E não se sinta errado em não conhecer de primeira a opinião do seu cliente, pois em casos quando a realidade que vivemos não é a mesma da dele fica realmente mais complicado de entender o que ele realmente quer.

Sendo assim muita, muita conversa e até mesmo pesquisas formais podem ser fontes de coleta de informações.

Apenas tome cuidado com o custo que você pode arcar com essa pesquisa para ela se tornar uma aliada e não uma inimiga no final do mês.

Isso é Marketing, Simples, Objetivo e de Baixo Custo

Perceba também como o processo citado no começo do texto foi realizado por João. Ele coletou informações do mercado (clientes), processou separando o que era possível e relevante, e definiu as melhores soluções para aquela nova empreitada criando bolos que realmente venderiam. Isso é marketing, simples, objetivo e de baixo custo.

Um Simples Lápis e Papel Sulfite

É preciso mudar a concepção que marketing deve ser algo complexo com relatórios digitalizados com mil de folhas encadernadas. Ele pode ser um simples lápis e papel sulfite que anotam as informações, planejam e decide. É uma maneira de pensar e organizar informações para um único objetivo: Dar ao mercado e seu cliente o que ele realmente precisa.

Experimente essa simples estratégia de João citada acima para algum de seus produtos que não estejam com o resultado esperado e veja o que pode ser extraído dela. Nós do blog Empresários Brilhantes nos colocamos disposição para solucionar quaisquer dúvidas que vocês tenham no processo.

Um Grande Abraço!

ateja

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