Merchandising Um Conceito

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MerchandisingMerchandising e Exposição de Produtos

Merchandising é um conceito corriqueiramente confundido por muitos empresários. De maneira conceitual consiste em um conjunto de técnicas que promovam a valorização e aumento da exposição de produtos no ponto de venda.

Valorize seus Produtos no Varejo

Produtos na Gondola Sendo assim, merchandising pode ser, por exemplo, uma modificação da exposição do produto na prateleira ou posicionamento físico na loja, com o objetivo de aumentar sua visualização ou valorizar ele de alguma forma.

Sendo assim, se você trabalha com varejo, essa é um dos estudos que mais vale a pena investir em educação empresarial e de funcionários.

Para exemplificar o conceito citado acima vamos nos lembrar da clássica, e provavelmente mais conhecida, estratégia de merchandising e trade marketing que pode ser utilizada em qualquer varejo, que consiste na organização física dos produtos em categorias.

Por mais simples e obvia que pode parecer ela facilita o achado dos produtos no espaço físico da loja.

Veja esse caso: Se você precisa de pasta de dentes na farmácia você saberá que irá achar isso na categoria de higiene e beleza, e mais, se esse setor ainda tiver uma placa indicando “produtos de higiene e beleza”, facilita mais ainda o achado do produto.

 Placas em Todas as Suas Formas

Placas em todas as suas formas, tamanhos, cores e disposições são também uma ótima oportunidade de investimento em merchandising.

Elas demandam custos de criação e impressão, porém se bem feitas podem trazer grande resultado na conversão de produtos.

Porém, o que muito ocorre nesse caso é que esse tipo de material midiático é em grande parte produzido pela própria empresa fornecedora e disponibilizado gratuitamente pelo representante em seu estabelecimento.

Das estratégias citadas até agora podemos perceber que todas elas são muito concretas e visam aguçar nossa percepção para um produto ou situação em questão.

Porém o que influencia nossas decisões vem do nosso inconsciente, sendo nosso consciente um filtro para tudo o que possamos absorver do meio externo.

Visto a isso, existem também diversas técnicas de merchandising que procuram desarmar nosso consciente para penetrar uma mensagem em nosso inconsciente, ou nos levar a realizar determinada ação sem ao menos perceber que estamos sendo influenciados.

Como por exemplo, a também clássica estratégia de expor os produtos que se deseja ter maior saída aos olhos do cliente, ou trabalhar com disposição de produtos em pontos quentes e frios.

Os Pontos Quentes

Esse último conceito é muito interessante e importante para a disposição de produtos na prateleira.

Os pontos quentes são aqueles de melhor visualização pelo cliente e os frios de menor. Quando o cliente procura algo em uma gondola ele tende a se posicionar logo afrente e no meio da gondola, o que torna as extremidades menos visualizadas.

Portanto, quando quiser aumentar a saída de algum produto lembre-se desse conceito e posicione o produto em questão no ponto quente da gôndola, no meio, logo a vista do cliente e na altura dos seus olhos.

Existem muitas técnicas de merchandising que podem ser utilizadas por diferentes tipos de varejo.

Um Grande Abraço!

ateja

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