MERITOCRACIA – Turbinando os Lucros do Seu Negócio

Tempo de leitura: 4 minutos

Meritocracia

Meritocracia é a chave que pode impulsionar os Lucros de um Negócio e este é um assunto que muitos falam sobre ele, mas poucos realmente implementam um ambiente meritocrático.

O ser humano tem por hábito reclamar e nas empresas a principal reclamação, constatada em várias pesquisas, é com relação aos colaboradores.

É muito comum os empreendedores ficarem se queixando que os colaboradores não estão engajados, que não estão comprometidos, que não executam as tarefas com zelo e responsabilidade, que não produzem os resultados esperados, e muitas outras.

Enfim, uma enormidade de reclamações.

As reclamações podem ou não ser procedentes, mas uma coisa é certa. Um time com baixo desempenho e desengajado joga os resultados da empresa para o espaço.

Poucas Vendas, altos custos e muitas despesas, reclamações de clientes, conflitos internos e por ai vai.

Além de todos esses problemas criados, tem um, em especial e que prejudica muito o crescimento da empresa, que é a necessidade da presença constante do empreendedor para controlar todos os detalhes do negócio para que a empresa continue funcionando.

O LÍDER SOBRECARREGADO

lMeritocracia

Com isso, a liberdade de tempo e necessidade de centralização do empreendedor, reforçando mais uma vez, aumenta muito e impacta no crescimento saudável dos negócios e na sua lucratividade.

Uma das causas de todos esses problemas mencionados é a falta de um ambiente meritocrático nas empresas e um tratamento justo a todos os colaboradores.

No caso da Meritocracia Empresarial, o mérito é o que o colaborador necessita ter para conseguir subir na carreira dentro da empresa.

O Mérito não apresenta distinções de gênero, de etnia, classe social ou até com membros da própria família.

A Meritocracia se faz importante no meio empresarial por ser um bom método para identificar onde estão os bons funcionários e recompensá-los pelo trabalho bem feito.

  • Por que devemos adotar o Modelo Meritocrático no ambiente empresarial?

A meritocracia apresenta vários motivos pelos quais deve ser implantada no meio empresarial.

A meritocracia funciona como uma espécie de “filtro” dentro da sua empresa.

Se aplicada de modo correto, a meritocracia empresarial auxilia os responsáveis a identificar onde estão os talentos da empresa e a recompensá-los por isso.

COLABORADORES FELIZES LUCRO CERTO!nivel-de-satisfacao-dos-colaboradores-eal-2

Ao serem recompensados, os bons funcionários se sentem motivados a continuar trabalhando mais e melhor, o que faz com que a empresa gire em um Círculo Virtuoso de produtividade e recompensa, desenvolvendo-se mais com isso.

Ter Colaboradores Felizes faz com que a empresa tenha uma imagem melhor, tanto para futuros colaboradores como para futuros clientes.

Da mesma maneira que o sistema meritocrático funciona como um filtro para identificar o que é positivo, pode servir como um filtro para identificar o que é negativo.

O empreendedor passa a enxergar quais funcionários não estão conseguindo se enquadrar no ritmo e nas necessidades da empresa, motivando-os a melhorar, ou simplesmente fazer com que repensem se é na sua empresa que eles desejam trabalhar.


CRIANDO UM AMBIENTE MERITOCRÁTICOfica-uma-dica-empresas-de-altamente-lucrativas-eal

Estas são algumas Sacadas para Começar a Criar um Ambiente Meritocrático na sua empresa:

  • 1. Elimine a conversa vazia; 

      Ao implantar uma cultura meritocrática seja coerente. Resultado é Resultado e não tem jeitinho para isso. 

  • 2. Tenha Metas Claras e Exequíveis, para que possam ser distribuídas aos colaboradores;

     Sem isso, não haverá parâmetros confiáveis e respeitados de avaliação. 

    Tudo nascerá de um planejamento detalhado, possibilitando o encadeamento de objetivos, metas e ações. 

  • 3. Crie uma Política de Premiação, envolvendo desde o incremento de remuneração até a participação na sociedade; 
  • 4. Premie com dinheiro; 

    As pessoas querem enriquecer e usufruir do ganho econômico que estão proporcionando ao negócio com seus esforços. 

  • 5. Dedique especial atenção ao clima interno; 

     Não permita que a competitividade saudável provocada pela meritocracia deságue em agressividade gratuita e conflitos internos.

Comece com esses pontos e veja como a resolução dos problemas e os resultados irão melhorar drasticamente por ter um time engajado no alcance das metas.

Se você tiver alguma dúvida sobre o que foi falado aqui você pode deixar o seu comentário aqui embaixo que iremos responder o mais rapidamente possível.

Se você gostou deste assunto Compartilhe com seus amigos e se você não gostou deixe também as suas observações, pois elas serão muito úteis.

Conte Sempre Conosco!

Um Grande Abraço

despedida_para_conteudo_artigos_blog-2

Você curtiu o artigo: Meritocracia – Turbinando os Lucros do Seu Negócio

Deixe seu comentário: