Modelo Mental de um Empreendedor de Sucesso

Tempo de leitura: 4 minutos

Modelo Mental

A Mentalidade do Empreendedor influencia diretamente na Performance e no Lucro dos Negócios.

Vários empreendedores passam por dificuldades financeiras ou estão tendo um desempenho financeiro muito pior que em épocas passadas.

Alguns porque as vendas não estão reagindo conforme a vontade do empreendedor. Outros porque os gastos não param de aumentar.

Se não bastasse tudo isso, em muito mais empresas do que se pode imaginar, os colaboradores estão com o desempenho muito abaixo do esperado além de estarem com falta de comprometimento para com a Empresa.

Tudo isso tem causado ansiedade em muitos empreendedores e eles estão deixando de conquistar a tão sonhada liberdade de tempo e de escolha.

Com isso estão perdendo sua capacidade de fazer planejamento o que colocaria novamente à empresa nos trilhos.

Não bastasse tudo isso, ainda há cobrança por parte da família para estar mais tempo junto deles.

Todos os empreendedores gostariam que esses problemas não existissem, ou pelo menos, não viessem todos ao mesmo tempo.

O TREINADOR DE ATLETISMO

Modelo Mental

Nos EUA, o treinador de atletismo que fez mais campeões mundiais foi procurado para ajudar a elucidar quais as características comuns todos esses campeões tinham.

Nessa entrevista foram mencionadas diversas características, tais como: persistência, disciplina, esforço, resiliência e outras, mas uma em si chamou muita atenção:

Todos os campeões mundiais já visualizavam que estariam no topo.

Tudo que faziam já era direcionado para essa visão de estar no alto do pódio. Eles acreditavam, ou melhor, tinham certeza que seriam campeões mundiais.

Podemos afirmar que a principal causa de uma empresa ter tantos problemas e desempenho inferior está em um ponto:

  • No Modelo Mental ou Mindset do Empreendedor.

As empresas medianas tem como mindset ou modelo mental de seus principais líderes, uma falta de confiança e dúvidas na condução do seu negócio.

Terceirizam as responsabilidades pelos problemas para os outros e não assumem a própria responsabilidade.

Não tem resiliência, ou seja, capacidade de voltar ao estágio anterior depois de uma grande dificuldade.

São aqueles que colocam a culpa na crise, nos colaboradores, no governo, nos impostos, enfim, colocam a culpa em todos e não admitem a sua própria culpa.

Não bastasse isso, eles ficam parados esperando por tempos melhores para que os problemas do seu negócio sejam resolvidos.

Podemos afirmar, sem medo de errar, que para todos os empreendedores com essas características, seus problemas irão aumentar e ele não vão sair da situação em que se encontram.

É fundamental que se mude mindset, o modelo mental, para que todos os problemas comecem a ser eliminados.


DE BEM COM A VIDA

vida

Para isso, o primeiro ponto e cercar-se de pessoas positivas, de bem com a vida, otimistas na medida certa.

Cercar-se de pessoas que te colocam para frente e te dão uma solução para cada problema e não aquelas que colocam um problema em cada solução.

Preste atenção em como seus pensamentos mudam quando você se depara com pessoas negativas.

Quanto mais tempo você perde preocupando com estas pessoas negativas menos tempo você terá para se dedicar a coisas mais produtivas.

Faça um esforço consciente para reduzir a quantidade de energia mental que você gasta com pessoas negativas.

Acredite: você é a média das 5 pessoas que você mais convive.

Então, cerque-se de pessoas boas e otimistas e que tenham atitudes pró ativas e não reativas. Faça isso e comece a mudar suas próprias atitudes.

As Principais Características dos Empreendedores de Sucesso:

São movidos por um sonho grandioso e desafiador;

Prezam pela excelência pessoal e profissional:  a sede de aprender e produzir bens e serviços com qualidade são a maior vantagem competitiva dos empreendedores de sucesso;

Nunca estão satisfeitos com os resultados;

Confiam no bom senso e na simplicidade: a obstinação de Steve Jobs com as coisas simples conseguiu transformar os produtos da Apple em ícones mundiais de sucesso.

Concentram tempo e energia naquilo que é essencial: a gestão do tempo é a única maneira de não perder o foco nos resultados.

Gerenciam custos rigorosamente: a disciplina financeira e a aplicação criteriosa dos recursos é a melhor maneira de liberar recursos para outras prioridades. 

São mestres da perseverança e da paciência: enquanto o resultado não aparece, trabalhe arduamente.  

Assumem a responsabilidade pessoal pelos resultados: responsabilidade é a única coisa que não pode ser transferida. Os créditos pelo êxito ou pelo fracasso serão atribuídos, única e exclusivamente, a você, principalmente o fracasso. 

Lideram pelo exemplo.

Se você tiver alguma dúvida sobre o que foi falado aqui você pode deixar o seu comentário aqui embaixo que iremos responder o mais rapidamente possível.

Se você gostou deste assunto Compartilhe com seus amigos e se você não gostou deixe também as suas observações, elas são muito importantes para nós.

Um Grande Abraço

despedida_para_conteudo_artigos_blog

 

 

 

 

Você curtiu o artigo: Modelo Mental de um Empreendedor de Sucesso?

Deixe seu comentário: