Uma das Tarefas Mais Difíceis é Começar Um Negócio.

Tempo de leitura: 3 minutos

NegócioDicas para novos Empreendedores

Mesmo depois de fazer toda a pesquisa de mercado e ficar de olho no orçamento, parece que nunca chega o momento certo de começar o seu sonho: ser dono do seu próprio empreendimento. Mas, manter o negócio funcionando bem também é um grande desafio, tão grande quanto iniciá-lo. Por isso, é necessário ficar atento aos detalhes para não se perder no meio do processo.

Tenha foco

Ficar saltando de um projeto para o outro não vai fazer você dar um passo para frente e você ainda vai perder o seu tempo e o seu dinheiro. Também não adianta muito estar no mercado ofertando vários nichos diferentes e no final das contas, não dar um trabalho de excelente qualidade por estar focado em várias coisas ao mesmo tempo.

Faça o que você faz de melhor

Investir num negócio só porque você já viu várias pessoas se dando bem na área não significa que o mesmo irá acontecer com você. Se a pessoa não tem conhecimento sobre aquilo e se não se interessa efetivamente pelo que faz, está fadado a cair no erro. Seja apaixonado pelo seu empreendimento porque assim você sempre terá vontade de fazer ele se desenvolver juntamente com você.

Adquira mais conhecimento

Tenha algo em mente: você nunca sabe o bastante. É preciso estar sempre rodeado de pessoas que tenham interesse pelo mesmo assunto e que possam te passar um pouco da experiência que eles tiveram. Faça cursos, participe de congressos e workshops, leia notícias sobre o mundo dos negócios e esteja sempre ligado nas novidades que vão saindo. Informação é poder.

Negócio

Fique de olho nos gastos

Nesse período inicial da criação da empresa é de essencial importância ficar de olho grudado no livro-caixa. Cada centavo que você gasta é importante, nunca despreze aquela moedinha de 1 real como se ela fosse insignificante. Faça orçamentos, pesquise preços, tente encontrar fornecedores confiáveis e que não pensem apenas em ganhar dinheiro fácil.

Vivendo e aprendendo

Assim como na nossa vida, precisamos ficar atentos aos nossos erros, afinal e contas é principalmente com eles que aprendemos mais. Na sua vida de negócios também deve ser assim, até porque não existe um livro ou uma fórmula mágica que vá te dar a certeza de que fazendo isso ou aquilo você será um empresário de grande sucesso.

Conseguindo dinheiro

Antes de abrir qualquer negócio, você tem que fazer o orçamento pensando no capital fixo e no de giro. Mas, se isso não foi feito, provavelmente você terá problemas financeiros nos primeiros anos da empresa. É como no casamento: os primeiros anos são os mais difíceis. Ter dinheiro para investir bem no seu negócio é muito importante para que o seu sonho não caia por terra antes do tempo.

Muito trabalho

Não se engane achando que vai ficar podre de rico logo no primeiro ano do empreendimento. É claro que isso pode acontecer, mas a possibilidade é pequena. Todos os empresários ralam muito nos primeiros anos da empresa, então não espere que com você seja diferente. Apenas coloque a mão na massa e espere os bons resultados que virão.

ateja

Deixe seu comentário: