Novos Mercados, Como Conquistar?

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novos mercadosUma empresa nunca deve ficar acomodada, por melhor que seja o momento por ela vivido. Observe que as grandes empresas investem em um setor exclusivo para planejarem o futuro, para pesquisarem aquilo que no futuro poderá ser rentável.

Observe por exemplo, algumas empresas que antes lideravam o mercado e hoje praticamente caíram no esquecimento. São muitos os exemplos!

Há bem pouco tempo atrás, as empresas que produziam drive de disquete faturavam alto, pois era impossível imaginar um computador sem um dispositivo deste, até porque, para se instalar o Windows, era preciso ter um “disquete de boot”.

A geração moderna, mal sabe o que é um disquete e muito menos “boot”.

Até os drives de CD foram abandonados, estas empresas ou faliram ou tiveram que produzir novos produtos, por exemplo, o pen-drive.

Com estes simples exemplos, podemos conferir o quanto é importante pararmos para pensar e planejar a forma como iremos conquistar novos mercados!

Muitas pessoa acham que, conquistar novos mercados é vender para outras cidades, outros estados e até outros países. Realmente, esta é uma forma de conquistar novos mercados, mas não é a única.

Vamos exemplificar para ficar mais fácil o entendimento: imaginemos uma pessoa que tem um salão de beleza. As pessoas vão ali para cortar cabelo, se maquiarem, fazer as unhas, etc.

A dona do salão poderá se tornar revendedora dos produtos da Natura, Jequiti, Avon e colocar ali no salão, sobre uma mesinha, os catálogos destas marcas, assim, suas clientes poderão adquirir vários produtos, ou seja, a dona do salão já conquistou novos mercados.

Mas às vezes, conquistar novos mercados requer ousadia e até certo risco. Um sapateiro que há anos tem seu negócio próprio pode estar passando dificuldade, pois hoje as pessoas utilizam mais é tênis e quem usa outros calçados dificilmente os leva a um sapateiro, o serviço já não é mais tão requisitado como antigamente.

Este sapateiro deve utilizar de sua experiência e por ser conhecido no bairro e região para ampliar ou até mesmo mudar o seu negócio.

Caberá a ele estudar uma área para atuar, ou seja, buscar um novo mercado. Ele poderá começar a vender tênis e calçados femininos por exemplo.

Ou então poderá ter que se arriscar em um novo negócio, totalmente diferente do que ele fazia há anos.

Neste caso, conquistar novos mercados pode significar também ter que fazer cursos profissionalizantes, para se especializar em uma nova área.

novos mercadosUm trabalhador que por anos trabalha fornecendo refeições ou tem um pequeno self service, se ver que o negócio não está bom, pode ter que mudar um pouco de área e começar a fazer bolos personalizados, além de salgadinhos e doces para festa, caso esta opção lhe seja mais rentável. Neste caso, um curso profissionalizante será muito bem vindo.

Conquistar novos mercados requer, antes de tudo, “planejamento”!

Analisar bem todas as possibilidades, fazer um levantamento completo de tudo, estudar o seu público alvo, conferir suas possibilidades, enfim, o importante é não ficar “pulando” de área em área!

Tenha foco em seu trabalho, invista nele, seja determinado e persistente, mas quando perceber que os resultados ruins persistem, tenha o bom senso de admitir que já é hora de sair da zona de conforto para ir para a zona de risco e buscar novos mercados.

Um Grande Abraço!

ateja

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