O Tripé de Um Negócio Campeão

Tempo de leitura: 4 minutos

foto-tripe-negocio-campeao-engano

Tudo o que fazemos tem um motivo e na maioria dos casos, o que nos motiva é a busca por uma vida melhor. Não temos a intenção de investir nosso tempo e dinheiro em projetos fracassados ou que não deem certo. Conhece alguém que abriu uma empresa esperando falir?

Todos nós, empresários, quando concretizamos o sonho de um novo negócio, desejamos que ele prospere e permita uma vida não só digna, mas também de estabilidade, segurança e conforto para a nossa família. Como empreendedores, também queremos suprir a necessidade da realização profissional.

Queremos ser empresários de sucesso, reconhecidos e admirados pela família, pela sociedade e pelos colaboradores que fazem parte e dependem do negócio.

Por isso desenvolvi o Tripé de um Negócio Campeão: Para virar o jogo, dar a volta por cima e mostrar que há um futuro promissor no seu negócio.

foto-tripe-negocio-campeao-conquista

Sabemos que grande parte dos novos negócios não caminham exatamente para o sucesso e tem uma vida muito curta.

As coisas acabam não acontecendo como o planejado ou então muitos “imprevistos” aparecem para arruinar tudo.

Mas porque dá certo para alguns empresários, com as mesmas condições e nível de conhecimento ou formação, e errado para outros?

Para explicar o porquê disso, falarei sobre os três pilares que transformam qualquer negócio em Um Negócio Campeão.

São três pontos que desenvolvo aqui na empresa com os meus clientes para mudar o velho paradigma que muitas empresas insistem em carregar, mas não se dão conta.

A esses três pontos, chamo de as bases do “Tripé de um Negócio Campeão” que apoiam os três pilares que sustentam o negócio.

Pense num triângulo. Agora vejamos cada um dos pontos que formam este triângulo, de modo que criemos a base do Tripé de um Negócio Campeão:

O Negócio Campeão

Base 1: A Preparação

A preparação envolve desde a ideia do negócio, passando pelo Plano de Negócios até a escolha dos Sócios e/ou Investidores. Sem a preparação, de nada adianta ir para as demais pontos, pois eles não terão sustento.

Conhecer bem o mercado em que está entrando, como funciona, quais as vantagens, desvantagens, pontos fortes e pontos fracos é essencial.

Conhecer a concorrência e os seus métodos de trabalho também, mas mais importante ainda, é conhecer e entender os seus futuros clientes.

Em resumo, para o negócio prosperar, antes de mais nada, o empresário deve estar preparado e capaz para administrar.

Students with teacher in front of desktop computer

Base 2: O Planejamento

O planejamento é fundamental para que se possa traçar de forma objetiva o caminho que queremos percorrer.

É antecipar todas as ações, metas e resultados que queremos atingir. Uma empresa não pode viver do acaso, ou deixar que as coisas andem sozinhas.

É preciso Estratégia e Comprometimento de todos para cumprir tudo o que foi desenhado. Planejar Estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa.

É criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo.

Base 3: A Execução

Empreender significa pôr em prática. Do que adianta termos a Estrutura, a Preparação e um bom Planejamento se não tem alguém que Execute o que deve ser feito?

Estou cansado de ver empreendedores competentes e com ótimo grau de instrução congelados pelo medo invisível que a zona de conforto protege.

O empreendedor precisa ter Iniciativa, Confiança, Autonomia, Energia e Saber Agir com Racionalidade para Executar cada processo do seu trabalho, atingindo e contaminando a todos com a sua disposição para o Enfrentamento e Ação.

Não esperamos só ética, profissionalismo, conhecimento e criatividade de um empreendedor. Aliás, para que tantas qualidades se no final das contas falta o principal para que elas apareçam?

Executar é colocar tudo para funcionar, e é o que faz um Negócio Prosperar e Continuar Forte.

Essa é a minha Fórmula de Sucesso. Apoiados nesse tripé, trabalhamos para dar um futuro promissor às empresas, Analisando Pontos Fracos, Pontos Fortes e Executando as Mudanças Necessárias para o Crescimento Contínuo.

É a fórmula que Uso na Minha Empresa e é a Fórmula que aplico nas Empresas dos Meus Clientes, transformando o que era um negócio frágil, tímido e duvidoso em Um Negócio Campeão!

Um Grande Abraço

despedida_para_conteudo_artigos_blog

Deixe seu comentário: