A Importância do Planejamento Estratégico

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Planejamento Estratégico

Temos observado que esse negócio de “Viva o Hoje” tem trazido Muitos Problemas para várias empresas, pois muitos Empreendedores parecem que levam isto para o seu negócio e tem somente uma Visão de Curto Prazo para a Empresa.

Eles não têm uma Visão de Médio e de Longo Prazo e isso afeta drasticamente o Sucesso, o Lucro e a Perspectiva de Vida Longa para a empresa.

A grande maioria dos empreendedores não planeja muito bem nem o próximo mês, e quando planejam, planeja muito mal.

O Planejamento de Longo Prazo praticamente não existe e com isso as Decisões Estratégicas ficam comprometidas porque o Empreendedor não tem clareza para onde deve conduzir a empresa.

E como diz a célebre frase:

“Somente existe vento favorável para quem sabe aonde ir”.

É comum nas conversas pessoais surgir o assunto de Planejamento de Vida, mas quando é perguntado qual o Planejamento para os Próximos Dez ou Vinte Anos Para a Vida, a grande maioria das respostas é um Completo Silêncio!

A consequência dessa resposta vazia é que as pessoas não conseguem desfrutar o avançar da idade com Liberdade de Tempo, Liberdade Financeira e Liberdade de Escolha!

 Simplesmente por não planejarem para onde devem ir como chegarão lá e como querem preencher o quebra cabeça futuro da vida deles?

Para quem não planeja o futuro que quer tem que aceitar o futuro que vier, sem poder interferir nele.

Sabe por que isto acontece na vida das empresas e na vida pessoal?

Porque falta um Planejamento Estratégico Bem Estruturado.

Tenha um planejamento estratégico para a sua Empresa.

“Comece Pequeno, Pense Grande e Cresça Rápido. Com Direção!”

Em um dos nossos artigos falamos da importância do Autoconhecimento, como é fundamental nos conhecer para saber quais são os Nossos Pontos Fortes e quais são os Nossos Pontos Fracos. (Colocar link na palavra Autoconhecimento para o Artigo a Falta de Gestão)

Oportunidades – Ameaças – Forças – Fraquezas

Planejamento Estratégico

Da mesma forma é muito importante conhecer a sua Empresa e fazer um planejamento bem estruturado.

A primeira coisa para estruturar um Planejamento Estratégico de Médio e Longo Prazo é saber com clareza, aonde quer chegar.

É muito importante que além de definir este lugar você Visualize o Lugar como se já estivesse chegado lá e se puder compartilhar esta experiência com seus colaboradores e eles também conseguirem fazer esta visualização Seu Sucesso estará Garantido.

Porém, este lugar precisa ser compatível com a Identidade da Empresa e para resolver esta questão saber basta Responder as Seguintes Perguntas em relação a Sua Empresa:

  • Quem somos?
  • Para que propósito a empresa existe?
  • Que valor a empresa fornece à sociedade?
  • Qual é a nossa identidade?
  • Para quem e para que existimos?
  • Qual é o nosso papel na sociedade?


É Preciso Respostas Exatas!planejamento-estrategico-eal

Ao responder a estas perguntas você vai descobrir a razão de ser ou o propósito básico da empresa e terá clareza de quais necessidades dos clientes a Empresa se propõe a atender.

É muito importante também que todos na Empresa saibam responder sem vacilar:

  • O que queremos ser?
  • Onde queremos chegar?
  • Qual é nosso sonho?
  • Como desejamos ser reconhecidos?

É isso que vai Motivar, Inspirar e apresentar um Propósito de Trabalho para as pessoas.

É preciso, além de tudo isto, estabelecer os Princípios e as Crenças Fundamentais que vão Orientar e Inspirar todos que trabalham a empresa.

Serão estes valores que irão estabelecer como deve ser o comportamento das pessoas no dia a dia e na condução dos negócios da Empresa.

As etapas seguintes são a Análise do Ambiente Externo, onde são identificadas as Oportunidades e Ameaças impostas à Empresa, bem como a Análise do Ambiente Interno, momento em que são avaliadas as forças e fraquezas da empresa.

Os objetivos estratégicos abrangem o negócio como um todo e são de responsabilidade do empreendedor.

Esses Objetivos Estratégicos guiarão a transformação do seu negócio em uma Empresa Altamente Lucrativa!

Se você tiver alguma dúvida sobre o que foi falado aqui você pode deixar o seu comentário aqui embaixo que iremos responder o mais rapidamente possível.

Se você gostou deste assunto Compartilhe com seus amigos e se você não gostou deixe também as suas observações, pois elas serão muito úteis.

Conte Sempre Conosco!

Um Grande Abraço

Planejamento Estratégico

 

 

 

 

Você curtiu o artigo: A Importância do Planejamento Estratégico?

Deixe seu comentário: