Pontos Essenciais para o Planejamento em Marketing Digital

Tempo de leitura: 7 minutos

planejamento-estratégiaNesse artigo contemplaremos alguns pontos essenciais para o Planejamento em Marketing Digital.

Antes de começar a traçar um plano que contemple o negócio, é preciso estudá-lo para compreender bem o mercado envolvido, conhecer a empresa e os concorrentes.

Vamos presumir que Posicionamento, Autoridade e Público-Alvo, conceitos importantíssimos já elucidados nos artigos anteriores, estejam bem definidos.

Um Marketing Digital bem elaborado e eficaz não depende só da aplicação de boas ferramentas.

Aliás, os resultados positivos advêm mais do Planejamento e da Estratégia aplicada do que qualquer outra coisa.

Muitas agências usam os mais caros softwares de campanhas e geração de leads, mas não conseguem o resultado porque não acertaram no funil ou não pensaram bem a campanha.

Esquecem algum ponto, dão mais atenção a outro, que talvez não seja nem necessário.

O importante é saber definir bem quais são esses pontos e focar neles.

Marketing Digital não é só software e ferramentas, é Planejamento e Estratégias.

Seguindo essa linha de raciocínio, veremos abaixo quais são os pontos essenciais para o planejamento em Marketing Digital que não podem faltar:

Estude bem o seu negócio, ou se prestar consultoria para alguém, estude bem o seu cliente e concorrentes.

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Uma habilidade essencial que não pode faltar é a de saber analisar o mercado que envolve o negócio, e em cima disso, ter uma visão estratégica sobre o que as pessoas compram e quais os motivos que as fazem comprar.

Tendo essas questões resolvidas, o consultor saberá se poderá ou não ser capaz de conduzir alguma estratégia eficaz que irá gerar resultados dentro daquele mercado.

Por exemplo, digamos que você, como consultor, irá atender uma agência de viagens.

Você precisa considerar sempre o seguinte:

* Quem irá comprar?

* Casais ou solteiros, ou família, em férias, ou a negócios?

* Quais medos eles enfrentam nesse momento?

* Com a alta do dólar, conseguirei aproveitar o lugar, me divertir e fazer compras como sempre sonhei?

* A viagem será segura?

* A localização em torno do hotel, os profissionais e as pessoas são de confiança?

* Quais são as suas dúvidas?  Viagem longa, paradas desnecessárias, hotel ruim, atendimento a desejar etc..

Esses questionamentos são necessários antes da elaboração da estratégia.

Ao conversar com o cliente sobre o serviço, evite falar de ferramentas ou em termos técnicos. O empresário quer que você fale a língua dele. Quer saber sobre resultados, voltados ao seu mercado.

Analise a presença online da empresa.

Pontos essenciais para o planejamento em Marketing Digital

Essa análise se decide em duas etapas importantes:

Como a sua empresa está? (Ou a empresa do cliente)

Como os concorrentes estão?

Essa etapa de análise da presença online envolve também a realização da Análise Swot, que são os pontos fracos e os pontos fortes, as oportunidades e ameaças.

É assim que você conseguirá apontar as principais melhorias que a empresa necessita, sendo que na maioria dos casos ela não tem uma presença online eficiente.

Verifique também:

– A empresa é facilmente encontrada nas páginas de busca, como o Google, por exemplo, quando procuramos pelas palavras-chave relacionadas à área de atuação?

– A empresa usa as redes sociais de forma estratégica?

– Ela engaja o público com conteúdo e direciona essas pessoas para o seu site ou blog?

– A empresa tem uma lista de e-mails ativa e eficiente, com pessoas interessadas no seu produto?

– Como é o desenvolvimento de produção de conteúdo da empresa para o seu público-alvo?

Essas cinco perguntas respondem, ao consultor e empresários se a empresa tem ou não uma presença online eficiente.

Foque no tráfego e na Conversão.

Com a presença online da empresa bem resolvida, as estratégias de marketing precisam focar no tráfego dos canais digitais, como o site/blog, e-mail e redes sociais.

O tráfego é indispensável. Sem visitas, como você quer vender?

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Ter um site sem estratégias para a captação de leads não é aceitável.

Ninguém mais investe na internet sem almejar resultados, essa necessidade é básica. Até uma simples conta no Facebook precisa de um propósito, uma estratégia que objetive visitas, engajamento e compras.

Monte estratégias de geração de tráfego, tanto o Orgânico como o Pago.

O Tráfego Orgânico é o trabalho aplicado à geração de visitas vindas dos sites de busca, através de técnicas como o SEO e o desenvolvimento de conteúdo.

O Tráfego Pago são serviços de divulgação como o do próprio Google (Google Adwords) e o Facebook (Facebook ADS). Faça testes e mensure os resultados.

A conversão é a parte que merece mais atenção, ela transforma visitantes em clientes.

É aqui que o conteúdo que você disponibiliza para o público-alvo é colocado à prova.

Antes de vender, você precisa gerar valor. O conteúdo precisa fazer sentido para a pessoa que o consome, que é atraída por ele.

Muito desse processo de conversão depende de um conteúdo bem montado estrategicamente.

A estratégia precisa trabalhar na conversão após o clique, ou seja, o que acontece a partir do momento em que o lead visita e consome o seu conteúdo.

Para onde ele é levado e como isso é feito?

Uma estratégia que funciona muito bem é a criação do seguinte roteiro:

  1. Fale de um problema específico:

Escolha um tema que trate de maneira bem específica o problema que os seus leads enfrentam e fale sobre ele, cite dicas ou estratégias que ajudam a resolver esses problemas;

  1. Apresente-se:

Fale de um case seu ou o seu próprio. Coloque-se como exemplo dentro de uma situação em que seus esforços dentro de uma estratégia de marketing digital trouxeram resultados significativos para um negócio.

  1. Apresente um método:

Converse com o seu lead, entregue e-book, vídeos, treinamentos gratuitos, tudo o que for relevante para ele. Em seguida, prepare uma estratégia de engajamento com a realização de uma oferta.

  1. Chamada de ação:

Nela você conversa com o seu lead falando sobre como espera que o seu conteúdo tenha ajudado para resolver o problema ou a necessidade dele, direcionando o seu público para o próximo passo. Aproveita o gancho para oferecer uma ajuda mais completa, específica, personalizada, por exemplo, dizendo que você disponibilizará algumas consultorias para algumas empresas.

A Campanha de Marketing Digital não dá certo quando a preparação e a análise do mercado não foram suficientes para elaborar um plano completo e eficiente.

Não podemos deixar para trás a tarefa básica de seguir os Pontos Essenciais para o Planejamento em Marketing Digital.

É imprescindível que antes de qualquer ação, se conheça muito bem o terreno em que iremos pisar, para então aplicar os métodos dentro de um roteiro bem definido.

Pontos essenciais para o planejamento em Marketing Digital

É esse ponto que quero deixar bem claro na conclusão desse artigo:

Marketing Digital é antes de tudo, PLANEJAMENTO e ESTRATÉGIA.

Preocupe-se em saber se as decisões tomadas são as corretas, se as informações levantadas são suficientes e adequadas, e preocupe-se menos com as ferramentas.

Estude, Se Prepare, Planeje e Execute.

São essas as ações que trazem bons resultados no Marketing Digital.

Um Grande Abraço

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