Redes Sociais e os Pequenos Negócios

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redes sociaisFaça Você Mesmo

Redes Sociais – Você empresário provavelmente já ouviu muito falar do quanto as redes sociais são importantes hoje para empresa, porém ao fazer um orçamento percebemos que por mais que digam que esse meio de comunicação é mais em conta para se investir, ainda é uma quantia considerável que muitas pequenas empresas não conseguem arcar.

Tenho um amigo economista que sempre diz: “Pode ser barato, mas ainda é custoso”.

O barato é uma medida comparativa. Se em uma promoção um produto reduziu 50% do seu valor, ele ficou barato para alguns, mas para outros por mais que esse valor esteja reduzido, ainda pode representar um peso em suas finanças.

O serviço disponibilizado por agências que trabalham com mídias sociais segue o mesmo raciocínio, por mais que ele seja mais em conta que uma campanha tradicional por não demandar custos de gráfica, transporte e exigir menos pessoal, ainda para muitos pode ficar caro.

Se você já fez um orçamento com pelo menos com 3 agências diferentes e confirmou que realmente esse trabalho deverá ser feito por você ou por algum funcionário interno da empresa vamos explicar alguns pontos básicos para uma boa inserção nas mídias sociais.

1.     Defina seus Objetivos

redes sociaisNegocio Brilhante este Facebook, mas para tudo o que fazemos na vida deve-se ter um objetivo e nas mídias sociais não é diferente.

A grande pergunta é: Por que minha empresa deve entrar nas mídias sociais?

Seu objetivo guiará todas as suas ações online. E para ajudar você nessa escolha vamos exemplificar aqui alguns dos possíveis objetivos que se pode ter com uma atuação em mídias sociais.

Vender mais poderia ser o mais citado por todos.

Toda empresa sempre procura aumentar seu faturamento, e isso é totalmente natural, pois é isso que mantém o negócio funcionado.

Porém, ainda existem outros objetivos que indiretamente levam a um Aumento de Vendas.

Educar é um exemplo deles. Sua página pode ter uma abordagem educativa sobre qualquer informação que seja relevante para seu consumidor. Vamos imaginar a situação em que sua empresa fornece serviços de limpeza de prédios pós-construção ou reforma.

Você poderia realizar postagens sobre dicas de limpeza, quais melhores produtos se usar com qual tipo de resíduo, como proceder com a limpeza no caso de uma reforma simples.

Toda a informação aprendida pelo visitante de sua página na hora de ser executada será sempre associada a sua marca.

E é essa a grande intenção de toda ação em mídias sociais: Registrar o nome da sua marca na mente de seu cliente.

Outro objetivo também muito utilizado é o entreter, porém muito cuidado com esse, alguns negócios podem não aceitar muito bem isso. Para outros esse é o mais indicado, por exemplo, se o seu público alvo forem crianças ou jovens.

Analise muito bem seu mercado, seus concorrentes e seu público para saber qual objetivo é viável para sua empresa.

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2.    Conheça seu Público

Como foi citado acima, conhecer seu público é essencial para inclusive definir qual objetivo você deve ter com uma página em redes sociais.

Se você já está a algum tempo no mercado provavelmente muitas informações já foram coletadas e aplicadas para o dia dia do marketing e vendas.

Porém para as redes sociais algumas coisas mudam, pois por mais que o cliente seja o mesmo, ele tem uma interação diferente no meio digital. Fatores como dificuldade, desinteresse e até mesmo vergonha podem prejudicar e limitar sua interação online.

Portanto um estudo mais aprofundado é necessário para conhecer melhor qual é o tipo de interação online do seu público.

Existem algumas ferramentas que geram relatórios muito bonitos sobre isso, mas nem sempre isso é necessário, uma maneira fácil de traçar um padrão é observar o já conhecido.

Por exemplo, veja aquele melhor cliente seu que está no Facebook ou na rede social de preferência e analise como ele interage com sua rede de contatos. Ele posta e interage bastante?

Com qual frequência ele entra na rede social? Qual rede ele mais utiliza?

Faça pesquisas, converse, tire suas dúvidas mesmo que pessoalmente. A opinião do seu cliente pode valer muito mais que qualquer gráfico ou análise. Para pequenos negócios relacionamento é o maior investimento que se pode fazer.

3.    Planeje

redes sociaisPlanejamento assim como objetivo, também se torna um ponto essencial para se obter sucesso em tudo o que se pretende realizar. E o planejamento para mídias sociais é muito mais simples que muitos possam imaginar.

Para ajudar vocês a realizar um planejamento simples e funcional, segue aqui uma receitinha de bolo que funciona muito para criação do esqueleto da comunicação de sua página ou perfil.

Defina suas “linhas editoriais”.

Esse nome pode parecer muito complicado, mas não passa de um nome.

É simplesmente você padronizar estilos e tipos de postagens que fará sobre determinado assunto, porém tendo elas sempre alinhadas com seu objetivo maior.

Por exemplo: Você vende jogos infantis online, seu público são crianças e seu objetivo é entreter.

Você precisa de postagens para sua página e para isso traço 3 linhas editoriais. A primeira será imagens de personagens com citações próprias do jogo ou desenho.

A segunda será o compartilhamento de vídeos do Youtube sobre os jogos que vende. E a terceira pode sim ser imagens promocionais e demonstrativas do produto que vende.

Tendo suas linhas editoriais muito bem definidas fica mais fácil de criar e procurar conteúdo para que ele nunca falte para sua página. Lembre-se uma página sem atividade não é funcional e em alguns casos pode ser até prejudicial para a imagem de sua empresa.

4.    Analise

redes sociaisAssim como no caso do público existem milhares de ferramentas para isso, e nesse caso até vale você utilizar algumas delas.

Existem muitas pagas e muitas gratuitas, porém antes de tudo, analise muito bem o que a ferramenta faz qual e que tipo de dado ela fornece e se ela é relevante para você.

Muitas vezes apenas uma contagem manual de curtir com papel e caneta pode ser mais funcional do que um calculo estatístico online.

Lembre-se nem todos os dados que você pode tirar das redes sociais é realmente importante.

Vale realizar um filtro do que é realmente importante para você.

Por exemplo: Se seu objetivo é entreter, então muitos curtir é o que você deve buscar. Se por exemplo for educar, preze pela quantidade de comentários e alcance de publicação.

5.    Não perca o Fio da Meada

Esse é sem dúvidas um ponto decisivo para o sucesso da sua inserção nas mídias sociais.

Muitos quando começam uma empreitada como essa acabam desistindo no meio do caminho, muitas vezes por desanimo ou esquecimento por não enxergarem resultados concretos no começo.

Caminhos Online isso nos remete ao ponto que nada é fácil na vida, e todo começo de qualquer atividade sempre é difícil.

A curva de aprendizagem é real e influencia em tudo o que buscamos fazer de novo.

Portanto não desista, persista na sua atividade e siga seu planejamento. Analise seus resultados e com isso de um feedback em todo o processo. Persistência e constância é essencial para que você consiga se consolidar em tudo o que estiver fazendo.

E para isso sempre estude e procure suporte.

Um Grande Abraço

ateja

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