Será hora de contratar uma agência?

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agênciaComo esse serviço especializado pode ajudar sua empresa

Contratando Se você está se perguntando se é mesmo o momento de iniciar um trabalho publicitário com sua empresa é por que sem dúvidas alguns sinais estão indicando que isso é uma necessidade ou algo que possa trazer benefícios para seu negócio. 

Concorrência Acirrada

Para alguns um trabalho publicitário é essencial, principalmente para aqueles que atuam em mercados de concorrência acirrada ou em negócios muito inovadores que não são de conhecimento geral. Ambos procuram penetração no mercado e diferenciação da concorrência ou de outros negócios.

Jamais Expondo Grandes Benefícios

Para outros a publicidade já é uma parte integrante da empresa e se torna essencial para ela se manter no mercado. Essas empresas são em sua maioria bem consolidadas e realizam uma abordagem diferente da citada acima, essas buscam reforçar sua marca na mente do consumidor, que provavelmente já conhecem o produto, apenas para não serem esquecidas e fomentar seu mercado. Um exemplo célebre disso é a Coca Cola que realiza anúncios buscando sempre empatia com o consumidor, jamais expondo grandes benefícios do produto ou promoções.

Um Diretor de Arte

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Esses exemplos mostram como cada empresa necessita de uma abordagem específica para sua realidade e para isso que existe a agência de publicidade. Uma agência é uma organização compostas por diversos profissionais ligados a comunicação, cada qual em sua área de atuação específica. Por exemplo, os profissionais que irão planejar sua campanha não são os mesmos que criarão as artes, e nem mesmo os designers que criarão não o farão sozinhos, existe sempre um diretor de arte no backstage orientando a criação.

Algumas Dicas

Essa diferenciação profissional torna o serviço de uma agência extremamente especializado, e isso sem dúvidas implica em um serviço de final de alto custo. E agora a pergunta: Esse custo vale a pena o serviço? Para isso muitas variáveis devem ser levadas em conta. Segue aqui algumas dicas.

 1.     Entenda até onde a publicidade pode te ajudar

Muitos empreendedores quando buscam uma agência enfrentam grades dificuldades em transmitir o que realmente necessitam.

Quando procurar uma agência, a primeira etapa do relacionamento será a elaboração do briefing. Esse é um documento em que perguntas relativas ao negócio, mercado, público, histórico e muitas outras características relativas a empresa são feitas ao empreendedor.

Essa é uma das etapas mais importantes do processo, pois é o momento em que a agência captara qual é o perfil da sua empresa e público para futuramente definir um conceito de campanha mais adequado e de resultado para você.

Porém, para isso é importante o empreendedor conhecer muito bem as características do seu negócio, mercado e público, pois essas são informações que devem ser oriundas do departamento de marketing da empresa, ou apenas de conhecimento do contratante da agência.

 2.    Entenda sua real necessidade

Se você precisa apenas de um cartão de visitas ou a produção de apenas uma peça publicitária não há necessidade de contratar uma agência completa para isso, pois seu custo será muito alto. Agências procuram sempre trabalhos grandes que envolvam a criação de mais de uma mídia e a elaboração de campanhas com conceitos, objetivos e metas bem definidos.

Se você necessita de serviços simples existem muitas gráficas que realizam o serviço de produção do material juntamente com o serviço de criação, sem cobrar pelo segundo. Porém a prática que é realizada é que já que você não pagou pela criação, esse é de propriedade da gráfica, tendo você direito apenas ao material final. Se você quiser ter acesso aos arquivos de edição ai sim é necessário pagar pela arte.

 3.    Conheça a agência e o serviço anteriores antes de contratar

Muitas agências podem a primeiro sinal parecer muito eficazes na apresentação, porém antes de contratar verifique os cases de projetos anteriores e quanto eles foram eficazes e converse muito com o atendente sobre o seu projeto e como ele pode trazer benefícios para você.

Outro ponto importante é não se preocupar tanto com o tamanho da agência e nem com o valor. O resultado positivo nunca é garantido e temos diversos exemplos de agências muito grandes e famosas que também erraram para comprovar isso. Confie também no serviço de agências pequenas, existem profissionais muito bons que procuram trabalhar sozinhos e montar seu próprio negócio ao invés de se vincular com uma grande agencia.

Pesquise muito antes de contratar um serviço, seu investimento é resultado de seu esforço diário. Valorize muito isso.

4.    Acompanhe os resultados

agênciaQuando contratar um serviço de uma agência acompanhe muito bem a evolução dos indicadores de desempenho da sua empresa.

Quando as campanhas forem digitais esse acompanhamento fica mais fácil, pois a web disponibiliza muitas ferramentas de monitoramento e rastreamento e nesse caso o relatório na maioria das vezes é emitido pela própria agência.

Porém, quando o assunto é mídia tradicional o rastreamento de informações fica mais complicado, pois não há controle de quantas pessoas viram as peças e foram influenciadas pela campanha. Nesse caso mantenha um acompanhamento rígido dos indicadores de desempenho da sua empresa como evolução do faturamento e taxas de conversão de produtos.

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