Taxa de Conversão

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Taxa de ConversãoAnálise de desempenho comercial

Indicadores são ferramentas criadas para nos fornecer dados que respondam perguntas essenciais sobre nosso negócio, como por exemplo:

Seu negócio está indo bem?

Qual mês do ano foi o melhor?

O crescimento do negócio está sendo o que você esperava?

Essas perguntas quando respondidas, além de nos dar um panorama de como está ocorrendo o andamento das atividades, ainda permitem a realização de previsões sobre o que pode acontecer para tempos futuros.

Veja essa situação: Você fez um simples registro do faturamento de todos os meses do ano. Você notou em que um determinado período do mês seu faturamento aumentou. Se você tiver dados do ano anterior e verificar que o aumento também se deu nele, provavelmente você está diante de uma tendência do seu negócio.  Qual é essa tendência?  E é para isso que existem os indicadores de desempenho, eles nos colocam questões sobre o nosso negócio, que quando solucionadas nos levam a elucidações que trarão muitos benefícios para o desenvolvimento da empresa.

Sendo assim vamos citar alguns dos indicadores mais simples, objetivos e funcionais para pequenas empresas.

Taxa de conversão de produto

Suponhamos do exemplo anterior que aquele aumento do faturamento estava diretamente ligado ao recebimento do décimo terceiro dos seus clientes. Sendo assim você descobriu que seu produto tem preferência no gasto dessa renda extra.

Agora partimos para outra pergunta:

O que eles compram mais com esse dinheiro?

Sendo assim vamos dar aqui uma pequena fórmula que ajudará você a ter um panorama de quanto determinado produto vende.

Ela parte da pergunta:

Das minhas vendas totais, quanto determinado produto vendeu?

Para isso deve-se ter registrado a quantidade em venda de todos os produtos da sua empresa.

Faça dessa forma:

   •   Taxa de conversão da Vendas = Quantidade de Venda de Um Produto, Dividida Pelo Total das Venda No Período, Multiplicado por 100.

Isso lhe dará um número em porcentagem que permitira saber qual foi a parcela que o produto em questão teve sobre o total de vendas que você realizou. Dessa forma você pode saber quais produtos são aqueles que mais vendem no determinado período.

Agora vejamos uma variação da formula acima em que trocamos “quantidade” por “faturamento”.

   •   Taxa de Conversão do Faturamento = Faturamento do Produto em questão dividido pelo Faturamento Total do Período Multiplicado por 100

Nesse caso teremos como resposta da porcentagem de quanto aquele produto contribuiu para o faturamento da empresa.

Portanto no primeiro caso nós temos o quanto ele vende, e no segundo o quanto ele rende. Sendo assim, um produto pode vender muito, porém nem sempre ele é o mais rentável para empresa.

Como foi citado acima, os indicares nos colocam questões sobre nossa empresa e atividade.

Nesse caso um produto de altas vendas e baixo faturamento deve ser descartado?

Com certeza não. Mesmo que esse produto possa não trazer tanto faturamento para sua empresa ele ainda traz clientes para sua loja, e dessa forma, eles podem comprar aqueles produtos que realmente irão lhe render faturamento.

Outros indicadores

Diferentes da taxa de conversão existem muitos outros indicadores muito mais simples.

O acompanhamento de faturamento expresso visualmente em um gráfico pode ser um ótimo exemplo disso. Como citado no início do texto ele da um panorama do que acontece e permite traçar previsões.

Outro muito usado também é faturamento por metro quadrado. Muito simples, é a divisão do faturamento total pela quantidade de metros quadrados do seu estabelecimento. Pode ser muito usado em quando se planeja realizar uma expansão física do estabelecimento, pois permitirá você comparar o quanto sua loja faturava antes e depois da reforma.

Cada negócio e situação têm suas características específicas, e para cada um desses um tipo de indicador é necessário.

Experimente os indicadores citados no nosso post, eles demandam certo trabalho e acompanhamento, porém com o tempo essa atividade se torna rotineira e trará muitos benefícios e insights que não teríamos normalmente no dia dia.

Compartilhem conosco quais são os indicadores que vocês mais gostam.

ateja

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