Vendedor novos instrumentos nas Vendas Online

Tempo de leitura: 5 minutos

 

vendedorConheça a nova geração de vendedores

Quem nunca ouviu falar daquele perfil icônico do vendedor externo que de terno sai na rua de porta em porta com uma maleta na mão.

Esse é provavelmente a imagem mais difundida do vendedor e suas características pessoais.

É o tipo de pessoa que fala muito e com muitos bons argumentos consegue realizar suas vendas.

Sem dúvidas ser um bom orador é essencial para ser um vendedor de sucesso.

E com os adventos tecnológicos de hoje, muitas possibilidades de suporte para a venda em foram desenvolvidos para auxiliar tanto no momento da venda em si, como na organização e comunicação.

O grande protagonista desse cenário são os dispositivos mobile, e o grande facilitador a ampliação da capacidade e acesso à comunicação.

Esse dois fatores utilizados em consonância abrem muitas portas e possibilita facilidades que talvez muitos antes do nosso tempo não tiveram.

Mas agora, muitas pessoas falam: “Eu não sei usar essas novas tecnologias”.

E isso é totalmente compreensível, bastando enxergar pelo fato que elas causaram uma mudança tão drástica na sociedade inserindo uma necessidade que antes não se tinha, logo as pessoas precisam se adaptar a essa mudança, e cada pessoa tem seu jeito e tempo de adaptação.

Conheço um profissional que trabalha como diretor executivo em uma grande organização e com 55 anos usa todos os acessórios da Apple e suas funções avançadas.

Portanto, idade não é motivo para não ceder pelo menos a algum dos suportes que esses novos dispositivos podem lhe proporcionar, mesmo que demande um pouco de trabalho para aprender.

Suporte em comunicação

Quem nasceu na década de 80 conhece como funcionava a internet discada, que usava a linha do telefone para se conectar na web. Se você estava online, seu telefone não funcionava e a velocidade ainda por cima era medida em Kbps.

vendedorCom a ampliação e popularização do uso da internet banda larga a comunicação já havia se tornado muito mais fácil, dinâmica e rápida.

Porém quando os dispositivos móveis como Smartfones e Tablets se difundiram, essa comunicação tomou proporções inimaginavelmente rápida e fácil.

Por exemplo, para você vendedor que está na rua e precisa contatar o técnico da empresa para uma dúvida urgente.

Basta enviar uma mensagem de texto que logo sua resposta chega, rápida e barata, pois nesse caso não estamos nem falando de SMS, mas sim o famoso Whatsapp.

Isso foi promovido também pela ampliação do acesso a internet móvel, que hoje faz parte de diversos planos individuais e corporativos que disponibilizam o serviço por preços que cabem no bolso da empresa e até mesmo do profissional autônomo.

Suporte em vendas

Ainda nos Smarthophones e Tables, muitas opções de aplicativos são disponibilizadas. Essas aplicações possibilitam a expansão da capacidade do homem, e como consequência do vendedor.

Imagine você um vendedor de motores de carros a um tempo atrás. Provavelmente seu suporte para vendas, a primeiro momento, seria folhetos explicativos impressos e até mesmo peças menores do produto para exposição, para assim conseguir conduzir o cliente para uma segunda etapa da venda.

Porém, imagine hoje com as possibilidades tecnológicas que temos.

Você pode levar seu tablete e expor imagens com efeitos de transição, que por mais que muitos possam não concordar, captam a atenção do cliente; exibir vídeos que demonstrem de forma animada o desempenho do produto, ou até mesmo criar uma planilha de cálculo automático de orçamento. Isso são recursos que agregam mais chances de prosseguir para uma nova etapa de venda.

Todas essas funções citadas acima podem ser conseguidas com: Leitor de PDF, Leitor de Office mobile e o próprio leitor de vídeo que vem com o celular ou Youtube. Tudo gratuitamente ou a custos muito baixos.

vendedor

Para empresas que possuem capital para ser gasto nesse desenvolvimento, pode-se contratar empresas especializadas no desenvolvimento de um aplicativo exclusivo e personalizado para sua empresa, criando assim as funções nos moldes ideias para a necessidade do seu dia dia.

Para finalizar uma função ou aparelho que com certeza mudou a vida dos vendedores, mas já está tão incluída no dia dia que nem nos damos conta mais: O GPS

Suporte em Organização

Por fim sabemos que todo vendedor deve ter seus materiais e registros muito bem organizados para que suas atividades consigam ser mantidas sem perdas por esse fator.

Vocês lembram-se do vendedor externo do começo do texto?

Ele provavelmente ele anotava suas vendas em um livro de registros, possuía uma pasta com todo seu suporte gráfico, um bloco de boletos e recibos, e provavelmente sempre algum brindezinho “carta na manga” para algum cliente mais complicado.

Tudo isso dentro da maleta que comentamos.

Hoje a nota pode sair online e ser enviada direto para o e-mail do cliente, o registro do mesmo pode ser feito digitalmente em uma planilha o que permite inclusive a aplicação de filtros para análise posterior, assim como o acompanhamento de vendas segue o mesmo raciocínio, e o brinde pode, por que não, ser digital? Por exemplo, um e-book educativo da área.

O interessante que vem agora é que todas essas funções podem ser inseridas dentro de um aplicativo, que está dentro de um celular, que está com você na rua, pronto para a hora que quiser usar.

Apenas com o cuidado de estar sempre carregado.

A facilidade disponibilizada pela tecnologia hoje é inegável, e como tudo na vida, demanda um tempo para ser aprendida, porém quando isso ocorre acaba por se tornar um aliado muitas vezes essencial para o sucesso da atividade.

Um Grande Abraço!

ateja

Deixe seu comentário: