Vender Todos os Dias de 2017 Baixar os Custos e Aumentar os Lucros

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2016 Já Faz Parte do Passado restam apenas os aprendizados que todos os acontecimentos, que não foram pouco, deixaram em cada um de nós.

Tudo que aconteceu de bom e de ruim trás, em si, uma oportunidade única de prepararmos para o ano de 2017 que Promete. Muito do que ficou estabelecido em 2016 vai ter reflexo neste novo ano e é preciso ficar muito atento para aproveitar as inúmeras oportunidades que com certeza surgirão.

Em 2017 muitas portas serão abertas para aqueles empreendedores que estiverem atentos aos acontecimentos e poderão, como muitos fizeram em 2016, vender seus produtos e serviços praticamente todos os dias do ano.

Algumas empresas sabiamente utilizaram-se do e-mail marketing para aumentarem suas vendas e não foram poucos os depoimentos que recebemos de pessoas que seguiram nossa orientação neste sentido.

Para isto é preciso aplicar as estratégias corretas dessa ferramenta do marketing digital que é capaz de alavancar as vendas de sua empresa, principalmente em um ambiente de grandes oportunidades com será 2017.

Muitas empresas ficam preocupadas em enviar e-mails para seus clientes pensando em não incomodá-los, porém para que as vendas aconteçam é preciso ter um bom relacionamento com os consumidores.

O que realmente incomoda são aqueles e-mails que chamamos de Spam, este sim deve trazer sérias preocupações.

A prática de Spam consiste no envio de e-mails que a pessoa não solicitou, geralmente em grande quantidade, com ofertas que, na maioria das vezes, não interessam ao destinatário.

Estes envios são feitos por meio daquelas listas compradas com milhares de e-mails de pessoas que ninguém na empresa conhece e muito menos são conhecidos por estes supostos clientes.

Já o e-mail marketing se baseia em uma ou mais listas de pessoas previamente cadastradas, em troca de algum benefício. Nesse caso, a pessoa manifesta o interesse pelo que você tem a oferecer e te concede a autorização para sua empresa possa enviar e-mails periódicos com conteúdos e ofertas.

Com isso, você terá um canal direto de comunicação para engajar com seu público-alvo, através do qual construirá um relacionamento sólido, duradouro, de confiança e respeito.

Através do envio regular de conteúdo relevante, você irá educar os integrantes de sua lista, conduzindo-os até o momento da compra de seus produtos e serviços.

Mas, como em tudo no marketing digital, o e-mail marketing deve seguir uma estratégia bem elaborada para que os resultados apareçam na forma de aumento de vendas para sua empresa.

Vou descrever agora um conjunto de etapas que, se seguidas corretamente, garantirão excelentes resultados em seus negócios.

4 Etapas de uma Estratégia Bem Elaborada de E-mail Marketing

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1 – Planeje sua Estratégia

Você conseguirá resultados muito melhores com o e-mail marketing se possuir um plano bem estruturado de todas as atividades que irá implementar.

Isso não é nenhuma novidade: toda Ação Empreendedora precisa de um bom planejamento.

Invista o Maior Tempo Possível nesta etapa, porém seja bastante objetivo para não ficar preso no planejamento como tem acontecido com muitos empreendedores.

E esse plano começa com a definição do público-alvo com o qual pretende se comunicar.

Quem são eles?

Do que eles precisam?

Quais são as necessidades deles que seus produtos irão resolver?

A resposta a essas perguntas ajudará você a criar os conteúdos que serão oferecidos  posteriormente para todos aqueles que se cadastraram em sua lista de clientes e, portanto querem saber mais sobre os produtos ou serviços da sua empresa.

Você também deve pensar em que tipos de conteúdos deverá oferecer para os vários níveis de leads (clientes em potencial) da sua lista, de acordo com a fase em que se encontram no funil de vendas.

Lembre-se que enquanto algumas pessoas estarão no topo do funil, ainda não sabendo que precisam do seu produto, outras já estarão mais informadas, porém, ainda não decididas a comprar.

Elas precisarão receber conteúdos adequados para percorrer o funil até estarem aptas para a compra.

Agora, faça seu Planejamento Estratégico com cuidado e critério para facilitar o seu trabalho nas próximas etapas.

Lembres-se: Envolva Sua Equipe em Todas as Etapas do Projeto! 

como fazer e-mail marketing2 – Crie sua Lista

O sucesso de suas campanhas de e-mail marketing dependem, antes de tudo, de uma boa segmentação de sua lista.

Se você fez o planejamento descrito anteriormente, já deverá ter uma definição clara das características fundamentais de seu público-alvo.

Você será capaz de descrever atributos como faixa etária, sexo, localização e outras características das pessoas com quem pretende se comunicar.

Sendo assim, deverá desenvolver um Imã Digital para atrair as pessoas corretas para a sua lista.

Esse imã pode ser um e-book, um vídeo, uma apresentação em slide, ou qualquer outro conteúdo que resolva um problema específico dessas pessoas e que esteja em sintonia com os produtos ou serviços de sua área de atuação.

Para ter acesso a esse conteúdo, a pessoa deverá informar o e-mail. Nessa hora, é importante solicitar também o nome, pois assim as comunicações terão um caráter de maior proximidade com seus leads.

Crie uma página bem feita em seu site para a captura dos e-mails, destacando os benefícios de seu conteúdo.

Elabore um título chamativo, preste atenção nas cores dos textos e botões, utilize imagens atraentes e, se possível, coloque depoimentos de pessoas que já se beneficiaram do conteúdo.

Para aumentar o interesse, você pode disponibilizar vídeos com esses depoimentos, pois eles proporcionam ótimos resultados.

A página de captura deverá estar integrada com alguma ferramenta de e-mail marketing, que armazenará os e-mails de seus leads e permitirá que você se comunique com eles depois.

Existem muitas ferramentas no mercado, algumas inclusive com planos gratuitos.

Conheça algumas dessas ferramentas:

  • MailChimp: http://www.mailchimp.com
  • GetResponse: http://www.getresponse.com/
  • AWeber: http://www.aweber.com/
  • ActiveCampaign: http://www.activecampaign.com/

Uma vez que a página e o Imã Digital estejam disponíveis, é hora de divulgá-los.

Se já possui um bom tráfego no seu site ou blog, crie uma área destacada em sua página principal que aponte para a página de captura.

Se você ainda não recebe muitas visitas, precisará fazer alguma coisa para que as pessoas saibam sobre sua empresa e cheguem até ela.

Uma forma de fazer isso é escrever artigos com conteúdo relevante para seu público e otimizá-los com SEO (Search Engine Optimization) para que apareçam nos mecanismos de pesquisa.

Outra forma é utilizar plataformas de anúncios como o Adwords do Google e o Facebooks Ads.

Tenha cuidado, porém, em segmentar muito bem os anúncios, para que sejam vistos pelas pessoas certas, caso contrário, poderá jogar dinheiro fora.

Concluída essa etapa, é hora de se Relacionar com Sua Lista.

Relacione com sua lista


3 – Relacione Com Sua Lista

Nessa Etapa você Começará a Obter os Resultados de Sua Estratégia.

O relacionamento com sua lista fará com que seu público conheça melhor sua empresa e seus produtos, gerando autoridade e despertando confiança em você.

Para obter boas taxas de abertura, coloque títulos que chamem a atenção e despertem a curiosidade de seu público.

Utilize uma linguagem que seja adequada ao perfil das pessoas. Utilize números, faça perguntas, estimule a interação.

É importante que você envie conteúdo útil com uma certa regularidade, mas sem exageros, para não cansar sua lista.

Em alguns momentos, quando você sentir que o momento é adequado, faça ofertas, sempre destacando os benefícios que seus produtos e serviços trarão para seu público.

As ferramentas de e-mail marketing possuem recursos de automação que facilitam essas atividades.

Você pode programar campanhas de e-mails que disparam automaticamente as mensagens em vários momentos.

Por exemplo:

  • Quando a pessoa se cadastrar;
  • Em determinados dias da semana;
  • Quando ela acessar algum link enviado por você;
  • Quando comprar determinado produto.

As possibilidades são quase ilimitadas, basta você seguir sua estratégia.

E, para finalizar, Outro Ponto que é muito importante é a Análise das Métricas.

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4 – Analise os Resultados

A Análise das Métricas é uma das tarefas mais importantes.

Como saber se você está no caminho certo sem medir os resultados?

As ferramentas de e-mail marketing oferecem algumas estatísticas para que você possa verificar os resultados, como a taxa de abertura dos e-mails e a taxa de cliques nos links.

Com esses dados você pode perceber se sua campanha está dando resultados e alterar sua estratégia, caso seja necessário.

É importante testar variações nos elementos das mensagens, como o assunto, textos, imagens e a linguagem utilizada.

Faça testes A/B e encontre a melhor forma de amplificar seus resultados.

A maioria das ferramentas oferecem facilidades para a realização dos testes, indicando a você quais as versões de seus e-mails que conseguiram os melhores resultados.

Use e abuse da tecnologia e faça seus negócios crescerem cada vez mais.

Nossa vida é feita de Escolhas e é hora de você decidir entre ficar parado esperando as coisas acontecerem ou sair desse lugar em que você e seu negocio se encontram e partir para ter Uma Empresa Altamente Lucrativa.

CONTE CONOSCO!

Um Grande Abraço

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